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5 Mitos sobre propaganda na internet

Com o fortalecimento da internet e de novos mercados digitais, não é nada incomum que, o próximo passo, fosse uma presença cada vez mais consolidada de quase todo tipo de negócio na web. Por meio de estratégias como o marketing digital, as empresas têm conseguido descobrir novos mercados e conquistar uma carteira de clientes mais expressiva, aumentando seus lucros.
Entretanto, como se trata de uma área relativamente nova, há muitos mitos, disseminados como verdades absolutas, por empreendedores.

Conheça alguns mitos sobre marketing digital

A seguir vamos desconstruir algumas dessas “meias-verdades” sobre marketing digital, para que você não perca tempo e só faça o melhor por sua empresa e seus negócios.

Mito #1 – E-mail marketing é sempre algo importante

O e-mail marketing existe como uma das táticas mais antigas de propaganda de um produto ou serviço; o que não é difícil de entender, já que é uma ferramenta que existe desde os primórdios da internet.
Contudo, isso nem sempre foi sinônimo de propaganda inteligente e planejada. Ao longo de anos, o envio de e-mail era totalmente indiscriminado, sem medição de resultados ou objetivos. Com o desgaste gerado por tal veículo, alguns empreendedores afirmam que é o tipo de propaganda que já faz parte do passado, ou enfrenta seus últimos momentos, tendendo a desaparecer em breve; por isso, não valeria a pena qualquer investimento.
Portanto, é relevante apostar nesse tipo de iniciativa, somente de acordo com a faixa etária e o tipo de negócio que se tem.  Evidentemente que o e-mail marketing é importantíssimo – com taxa de cliques 10 vezes superior a das redes sociais – mas com muito acompanhamento e análise dos resultados e sempre pedindo autorização das pessoas para que recebam suas promoções, newsletter e lançamentos.

Mito #2 – Não avançar online sem investimento em dinheiro

Uma das grandes vantagens da explosão do meio digital é a seguinte: em uma busca sobre sites em um tema como “refrigerantes”, por exemplo, a Coca Cola aparecer ao lado de uma marca que está engatinhando. Em outras palavras, há uma democratização do espaço virtual. Desse modo, não é verdade que apenas quem investe muito dinheiro é capaz de obter bons resultados.
Embora o dinheiro conte, uma estratégia de marketing criativa e bem estruturada pode trazer resultados incríveis sem tanto gasto. Trabalhar com um conteúdo de boa qualidade, redes sociais com respostas rápidas à audiência e fazer a identidade da empresa ficar definida na web já será um grande começo.

Mito #3 – Ter de fazer “buzz” online

Muitos empreendedores sonham em fazer “aquela” campanha, que se torne viral, e atinja largas camadas da audiência. Mas e como fica a demanda conquistada após tal iniciativa? Portanto, especialistas dizem que é importante começar o negócio de modo pequeno, para sentir o mercado e estruturar sua equipe, de modo que, quando for necessário, a empresa possa atender a largas demandas, faturando cada vez mais alto.
Conclusão: é válido perseguir visibilidade online, mas sempre cuidando da estrutura interna, para conseguir conquistar mercado, com qualidade de atendimento.

Mito #4 – Dá para fazer tudo de graça na internet

Este mito é comparável ao número 2 de nossa lista. Óbvio que, dizer que não se precisa de altas quantias para investir e ter resultado, não quer dizer que o lucro virá sem nenhum real gasto.
Entretanto, será necessário investir em formação para lidar com marketing digital, além de tempo para criação de conteúdo. De outro modo, dificilmente se conseguirá uma boa penetração online, sobretudo devido à concorrência vista atualmente.

Mito #5 – Toda marca precisa de Fan page no Facebook

Bem, há algum tempo isso se aproximaria mais de uma verdade, do que atualmente. Em primeiro lugar, pelo fato de o Facebook cobrar para que sua Fan page seja visualizada pelas pessoas e segundo porque, dependendo do seu nicho de mercado, as pessoas não gostariam de se expor em uma rede social.  Desse modo, outras formas de presença digital devem ser pensadas, para preservar a discrição e a identidade dos clientes, conforme o tipo de negócio.

Depois de ler a respeito dos mitos, confira 5 Dados Relevantes sobre Marketing Digital.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.