Categorias
Soluções

8 livros sobre marketing digital para empreendedores

Uma das lições que a nova geração de comunicação digital ensina é que é preciso renovar os conhecimentos a todo momento e estar sempre disposto a aprender. E não estamos falando somente de empresas de grande porte; empreendedores em começo de carreira ou em busca de renovação também precisam estar alinhados com o que há de novo no mercado. Pensando nisso, listamos 8 publicações sobre marketing digital para empreendedores que devem estar na estante destes importantes desenvolvedores de oportunidades.

Gestão e inovação

1. “Gerente de E-commerce“,organizado por Mauricio Salvador.

Traz os bastidores do comércio eletrônico relatado por profissionais de negócios online, como Ricardo Zacho e mais 17 experts da área. Aborda tópicos como gestão, logística, marketing digital, pagamentos, entre outros assuntos relevantes para lojas virtuais.

2. “Encantamento – A Arte de Modificar Corações, Mentes e Ações”, de Guy Kawasaki.

Neste livro o autor ensina como fazer uma marca conquistar o público e criar “brand lovers”, como são conhecidos os que defendem sua marca preferida por afeto à experiência e são fiéis aos produtos e serviços.

3. “Free – Grátis – O Futuro dos Preços“, por Chris Anderson.

O editor defende a política de custo zero aos consumidores como uma forma de acompanhar o novo modelo de relação de consumo na era digital. Anderson fala sobre como o conceito de gratuidade poderia atingir os negócios e as pessoas.

Redes sociais

 

4. “Facebook Marketing”, de Chris Treadaway e Mari Smith.
Aborda, de forma objetiva, as técnicas de otimização de ferramentas, como integrar plugins, maneiras de administrar o engajamento, entre outros temas. É um importante guia para aprender a desenvolver, implementar e medir campanhas.

5 – “Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”, por Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Traz aspectos importantes do marketing receptivo, como analisar dados de visitantes e revela caminhos para que as empresas tenham um posicionamento nas buscas.

6 – “A Bíblia da Mídia Social”, por David K. Brake e Lon Safko.

Lista mais de 100 aplicativos que podem ser úteis no cotidiano de uma organização que pretende criar sua identidade nas redes sociais e mostra como elas devem se portar para valorizar sua marca.

SEO

 

7 – “Arte SEO – Dominando a Otimização dos Mecanismos de Busca”, de Eric Enge, Stephan Spencer, Jessi C. Stricchiola e Rand Fishkin.

Traz fundamentos sobre SEO enquanto mostra alguns erros de conceito comuns entre os interessados pelos assuntos. O livro aborda desde táticas mais básicas, para os que estão iniciando, até o avançado, para aqueles que já possuem conhecimento do assunto.

8- “Guerreiro SEO“, de John I. Jerkovic.

Traz algumas táticas testadas e comprovadas relacionadas à otimização de sites. O livro aborda as principais boas práticas, desde a importância de estratégia nas palavras-chave, até como impedir armadilhas para mecanismos de busca. Além disso, traz alguns fundamentos adicionais relacionados à SEM, citando ferramentas como Adwords e o uso de redes sociais.

Os livros citados acima sobre marketing digital para empreendedores, são fundamentais para quem deseja se destacar na internet.

Dúvidas? Fale com um especialista!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.