Evolução Mobile Marketing

Adequando sua publicidade aos dispositivos móveis

Dentro do vagão do metrô, na espera do ônibus, em pé em uma fila ou na mesa de um restaurante… Nos tempos modernos, não é difícil encontrar, em qualquer lugar, pessoas vidradas em seus celulares, checando sua caixa de e-mail, conversando com um colega de outro país ou mesmo conferindo aquela super promoção que pintou naquele site de compras.

Foi se o tempo em que, para estar conectado, era preciso estar sentado à frente do computador. Hoje, com um simples toque na tela do celular, você já está navegando na web. E o que isso tudo significa? Maiores investimento no Marketing mobile, um tipo de publicidade voltada para os dispositivos móveis!

Um dado importante demonstra que, boa parte dos usuários da internet acessam as mídias sociais a partir de um dispositivo móvel. Segundo o Jeff Bullas, essa boa parte não é nada menos que 71% dos usuários. Uma pesquisa da comScore aponta ainda que, a popularização dos smartphones está por trás desse crescimento.

Acompanhe as próximas informações e fique por dentro do assunto:

O que é marketing mobile?

O Marketing mobile é um conjunto de estratégias específicas para propaganda em aparelhos como celulares, tablets e smartphones. Esse tipo de publicidade possui vantagens quando comparada às demais formas de marketing digital, pois no celular a competição pela atenção do usuário é menor, uma vez que, os anúncios ocupam uma porção maior da tela se comparado com os anúncios publicados em navegadores como Internet Explorer, Firefox e Google Chrome.

Visibilidade garantida!

Ao investir em mobile marketing, a tendência é que visibilidade da empresa só aumente, já que a maioria dos usuários acessam inúmeras vezes ao dia seus aparelhos e o número de pessoas adeptas a esses novos dispositivos está em constante crescimento.

Na verdade, o aumento do número de acessos em dispositivos móveis vem apresentando crescimento desde 2012 e as projeções para 2014 são realmente interessantes.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic. br) pontua que a proporção de usuários de telefone celular, que acessam a web pelo aparelho, cresceu em 2012, alcançando 24%. Em 2011, esse tipo era menos comum (18%). Em 2014 os números devem atingir uma marca de 77%, devido à necessidade de disseminação de informação e comunicação em tempo real.

Tendência mundial

Essa tendência mundial já é mais do que um fato em alguns países, de acordo com relatórios do IDC (International Data Corporation). Os Estados Unidos lideram essa tendência, com previsão do encolhimento de 240 milhões de usuários de PC em 2012 para 225 milhões em 2016. Em contrapartida, o número de usuários móveis (smartphones e tablets) aumentará de 174 para 265 milhões no mesmo período. Consequentemente, com a queda de acesso via PC, a publicidade móvel deverá quase quintuplicar.

Adequando a publicidade

A publicidade deve acompanhar o comportamento e hábitos dos consumidores e assim, com esse novo modelo de acesso à web via smartphones e tablets, é hora de investir e adequar a publicidade a esses dispositivos.

O primeiro passo é tornar o seu site responsivo. Mas o que isso significa? Tornar um site responsivo é adequá-lo ao tipo de dimensão visual dos dispositivos móveis, no que diz respeito ao design, leitura e navegação, sem alterar a visualização em desktops. Feito isso, é hora de partir para o marketing digital, focado nos usuários da tecnologia mobile. Depois? É só esperar e ver os primeiros resultados!