Anúncios da Lista de Produtos

O que são anúncios da lista de produtos do Adwords?

Os anúncios da lista de produtos são formatos de anúncios que permitem a inclusão de informações adicionais sobre o produto, como: foto, preço, nome da loja e mensagens promocionais nos resultados pagos do Google. Estes anúncios são exibidos em um bloco diferente de anúncios localizado, na maioria das vezes, na lateral direita do navegador. Veja exemplo:

Anúncios da Lista de Produtos

Como utilizar anúncios da lista de produto do Adwords?

Para criar uma campanha de anúncios da lista de produto são necessárias algumas etapas, conforme explicativo abaixo:

1) Criar uma conta no Google Merchant Center
É necessário ter uma conta no Merchant Center do Google. É nesta ferramenta que você enviará a lista dos produtos de seu e-commerce que serão trabalhados na campanha.

2) Vincular as contas Merchant e Adwords
É necessário vincular as duas contas para que posteriormente a campanha possa ser criada no Google Adwords.

3) Enviar a lista de produtos
É necessário subir um feed de dados na sua conta Merchant. Esse feed terá as informações dos seus produtos para que o Google possa lê-los e então exibi-los. É importante ressaltar que normalmente este arquivo é disponibilizado pela plataforma do seu e-commerce.

Saiba mais sobre os feeds de produtos do Google Merchant Center.

4) Criar campanha de anúncios da lista de produtos do Adwords
Após conclusão das três etapas acima, já é possível criar uma campanha. Para isto, acesse o Google Adwords, vá até aba “Campanhas”, clique no botão “+ Campanha”, escolha “Google Shopping” e siga as etapas seguintes.

Como funcionam os anúncios da lista de produto do Adwords?

Nas campanhas de anúncios da lista de produtos é o Google que escolhe as palavras-chave com base no seu feed de dados, desta forma, não é necessário escolher as palavras-chave como em campanhas tradicionais do Adwords. Desta forma, se você vende uma tv de plasma 29 polegadas, o Google exibirá seu anúncio da lista de produtos para palavras-chave que considerar relevantes para aquele produto.

O sistema de pagamento é o mesmo utilizado nas campanhas tradicionais: você define um CPC máximo e paga cada vez que o cliente clicar no seu anúncio o valor mínimo necessário para ultrapassar o concorrente abaixo.

Práticas Recomendadas para anúncios da lista de produtos do Adwords

  • Comece suas campanhas com alguns produtos, posteriormente, amplie conforme for sentindo o retorno;
  • Analise suas campanhas com frequência e verifique se os objetivos das mesmas estão sendo atingidos;
  • Após um período, caso o retorno esteja satisfatório, analise a possibilidade de iniciar uma campanha de remarketing dinâmico;
  • Adicione palavras-chave negativas com base nos termos de pesquisa (localizado na guia “Dimensões” de sua campanha) que acionaram seus anúncios;
  • Defina lances diferentes para categorias específicas de acordo com os tipos de produto que deseja dar mais ênfase. Você pode realizar esta alteração na aba “Grupos de Produtos” de sua campanha;
  • Acompanhe se o CPC definido está de acordo para que seus objetivos sejam alcançados. Caso necessário, teste CPCs diferentes e analise qual dá o melhor retorno.

Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe!