Categorias
Marketing

As marcas campeãs do Facebook

As empresas brasileiras estão com uma presença forte e crescente no Facebook. Nomes importantes do mercado se encontram entre as principais posições das marcas que conseguiram maior repercussão na principal rede social do país. Percebendo como pode ser um vasto território para engajar a audiência e aumentar as vendas, as empresas, de modo geral, têm investido pesado para se destacar no Facebook.

As 10 mais do Facebook

Vejamos a seguir, portanto, o top 10 de marcas nessa rede social.

1º lugar – Guaraná Antártica

Líder de fãs desde 2013, a página desse refrigerante é uma das principais do país. No ano supracitado, eram 10.473.104 assinantes, além de 210.124 interações com o público. Seu total de fãs atualmente é de 13.191.187 e foram acrescidas 2.620.021 curtidas;

2º lugar – Skol

A segunda posição da lista é dessa cervejaria, uma das grandes do Brasil. Sua base de fãs é muitíssimo expressiva e apresenta 11.846.144 milhões com um crescimento, em relação ao semestre anterior, de 2.158.014 novos fãs;

3º lugar – Hotel Urbano

Essa plataforma de turismo, que oferece opções em agências de viagem e outros, conta com 7.484.049 milhões de curtidas. Com crescimento de 1.773.668, em relação ao semestre anterior, é um dos destaques da internet no Brasil;

4º lugar – Lacta

Essa é a primeira referência do ramo de alimentos em nossa lista – adiantamos que é o segmento mais presente no top10 – em 2013 havia 5.592.989 assinantes e agora, 7.083.489 pessoas curtem a Fanpage da marca de chocolates;

5º lugar – L’Oréal Paris Brasil

A única expoente do ramo de beleza é o braço brasileiro dessa multinacional francesa. Seu total de fãs atual é de 6.344.653, com um crescimento de 637.581. Nada surpreendente em se tratando de uma líder do mercado de cosmética mundial;

6º lugar – Itaú

Esse banco, um dos principais do país, viu que a internet era uma boa forma de marcar presença junto a seus clientes e investiu pesado no Facebook. O crescimento é espantoso. Em 2013, estava na 10ª posição, agora se encontra na 6ª colocação; antes os fãs eram 4.226.865 milhões e agora são 5.999.033 milhões. Um crescimento de cerca de 1.507.698 pessoas;

7º lugar – Cerveja Bohemia

Esta cervejaria, a segunda a aparecer em nosso ranking, contou com um crescimento, em relação ao último semestre, da ordem de 1.651.519 de fãs, com um total de 5.453.049 curtidas;

8º lugar – Garoto

A marca brasileira de chocolates é uma das surpresas da lista. Com uma honrosa 8ª posição, cresceu incríveis 3.979.142 de fãs, o maior entre todas as 10 primeiras Fanpages da lista. Números que refletem uma política de aproximação com o público jovem, que vem se mostrando muito acertada. No total, a marca conta com 5.101.435 milhões de fãs;

9º lugar – Bis

Ramo mais presente no top 10, os chocolates – com 3 entradas – guarda esta curiosidade. Trata-se da página individual de um produto. Causa de grande orgulho para sua marca, a Lacta, também no ranking. Seus números são expressivos: 5.099.689 e o crescimento foi de 799.513 fãs;

10º lugar – Sony Music Brasil

O braço nacional dessa poderosa gravadora aparece na lista, com números expressivos. Seu crescimento foi da ordem de 1.466.773 de fãs e sua Fanpage já desfruta de 4.959.932. Isso pode representar uma estratégia inteligente para combater a pirataria, por parte da empresa, fazendo com que os fãs valorizem a compra legal de CDs, faixas avulsas e afins.

Gostaria que a fanpage de sua empresa tivesse tanto destaque quanto essas? Veja nossas dicas de como alavancar os “curtir” de sua fanpage.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.