As redes sociais e o relacionamento com o cliente

Que as redes sociais fazem parte do dia a dia dos usuários de internet no mundo todo não é novidade. Até mesmo quem não tem o hábito de utilizar computadores desktops possui ao seu dispor as mídias em aplicativos ou nos navegadores de celulares e tablets.

Assim, além de todo o tipo de informação e opinião estar sendo trocada a todo momento em telas grandes ou pequenas, estão mais perto também as marcas e a reputação delas. Antes do advento da internet era mais difícil tornar públicas as experiências de compras e relacionamento com empresas, fossem elas positivas ou negativas.

O que pode ser visto como uma ameaça por quem se sente inseguro quanto à qualidade do que oferece ao seu público deve ser encarada como uma grande oportunidade para empresas e empreendedores que buscam amadurecer, crescer e tirar o melhor proveito possível dos benefícios da tecnologia.

Linguagem alinhada com os valores da marca

Um dos primeiros passos para não ficar pra trás é investir em agências especialistas em lidar com os clientes nas mídias sociais, visto que ela será a responsável por responder pela empresa publicamente.

O preparo e alinhamento com os valores da marca e sua linguagem são essenciais para fazer essa comunicação funcionar em harmonia com a proposta da empresa. Além de se posicionar com estratégias de publicidade e marketing, o relacionamento com o cliente se estende naturalmente para o atendimento aos consumidores, compreendendo as fases de suporte no pré e pós-venda.

Múltiplos canais de interação e campanhas atualizadas

Planejar e organizar as ações de mídia é fundamental para que a comunicação seja orquestrada e devidamente monitorada. As estratégias podem incluir campanhas promocionais ou de divulgação, esclarecimentos de dúvidas, suporte e geração de conteúdo que não tenha a ver apenas com serviços e produtos da própria, mas também sobre notícias, pesquisas e artigos que estejam ligados ao ramo de atividade.

Mostrar estar atualizado com o que acontece dentro da sua área de atuação e pegar carona com os virais, de acordo com a linguagem adotada, costuma atrair a atenção dos clientes e aproximar a relação entre consumidor e empresa.

Ter um perfil nas principais mídias sociais é como nascer e ser registrado, praticamente uma obrigação. Além de causar desconfiança em quem não consegue contato com representantes por meio do Facebook ou Twitter, por exemplo, a ausência de uma página oficial nestes canais é um desperdício de chances de melhorar o relacionamento com o cliente e de mostrar o potencial do negócio. Estreitar os laços com os consumidores é uma chance de alavancar o crescimento do negócio e de trabalhar para que a marca seja mais valorizada, reconhecida e considerada confiável pelo seu público-alvo.

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