Benchmarking para Redes Sociais

O benchmarking para redes sociais vem para mostrar como tem sido seu desempenho diante dos seus concorrentes.

Ele permite não só identificar seus pontos altos e baixos dentro do seu cenário, mas também observar onde as demais empresas estão acertando e errando. Essa estratégia segue o mesmo princípio do benchmarking comum: ser uma estratégia de inteligência de mercado.

Ao comparar o desempenho social da sua empresa na internet, com o restante do seu setor, você poderá conseguir insights valiosos de como aprimorar suas campanhas e estratégias, assim como minimizar erros.

Por que fazer benchmarking nas redes sociais?

As informações se dissipam na internet com absurda rapidez, por isso ela se torna uma aliada com tamanho potencial para as empresas que se preocupam com marketing.

É importante alinhar bom conteúdo com uma boa frequência, mas sempre procurando entender o que os principais concorrentes estão fazendo, para se alinhar com a expectativa do público-alvo de ambos.

Como fazer benchmarking em redes sociais?

1. Concorrentes

Escolha entre 3 e 5 dos seus principais concorrentes e pesquise-os de maneira aprofundada. É importante que 60% desses concorrentes sejam diretos e 40% sejam referência de mercado.

2. Dados

Nessa etapa, é quando acontece a coleta de dados. Analise os pontos positivos e negativos das postagens. Observe as que tiveram maior engajamento e procure entender o que elas têm em comum, por exemplo.

3. Insights

A ideia do benchmarking não é que você copie o conteúdo dos seus concorrentes, mas que você capte a essência, e consiga obter insights de conteúdos originais, mas que sigam a comunicação que o seu público-alvo já está habituado e responde bem.

Não é novidade que as redes sociais se tornaram fundamentais não só de modo pessoal, mas no mundo corporativo também. Nem sempre é fácil ser reconhecido ou obter destaque diante de tanta concorrência, mas com a ajuda do benchmarking, se equiparar aos concorrentes fica mais fácil, tornando a disputa mais justa e a vitória possivelmente maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *