Black Friday Brasil

Originada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data extremamente atraente tanto para empresas que desejam alavancar suas vendas quanto para os consumidores que encontram descontos exclusivos e imperdíveis. Costuma ser uma das datas mais esperadas pelo público.

O “evento” geralmente acontece na última sexta-feira de novembro, porém nos últimos anos foram criadas datas alternativas em diversos países, para impulsionar as compras em diversos segmentos de mercado. O fato é que, independentemente do período do ano, a Black Friday é um sucesso.

No Brasil, a Black Friday ocorre principalmente no ambiente online, com as lojas virtuais, e tem arrastado uma massa de internautas, que permanecem conectados com antecedência para adquirir produtos a preços imperdíveis. Mas outros segmentos, como lojas físicas e empresas de serviços (hotéis, clínicas médicas, escritórios de advocacia, hotéis, entre outros) também têm aproveitado essa oportunidade.

É a data que se tem mais buscas no Google e na qual os varejistas têm mais vendas. No ano de 2014, o faturamento da Black Friday Brasil foi de R$ 1,16 bilhões (apenas na sexta-feira). Estima-se, em 2015, um faturamento de R$ 1,5 bilhões no mesmo dia.

Devido ao estado atual da economia brasileira, a procura por produtos em promoção tem sido maior, o que fortalece ainda mais a Black Friday e nos permite prever o quão grande ela será neste ano.

Principais tendências – Black Friday Brasil 2015

Antecipar as ofertas:

Antecipar ofertas da Black Friday Brasil é uma ótima opção, seja estendendo a divulgação e promoções durante toda a semana do evento ou até mesmo para o mês inteiro.
Em geral, as buscas sobre a data costumam iniciar a partir de agosto, já em outubro passam ser mais específicas (ex: iPhone Black Friday) e por fim, a grande maioria ocorrem na semana do evento.

Quinta-feira Cinza – o pico de busca anual do Google no varejo, acontece entre 22h e 23h na quinta-feira que antecede Black Friday. 1/3 das vendas do evento de 2014 aconteceram nesse dia.

Focar em usuários de smartphone:

O smartphone não é mais apenas uma categoria de produto, mas também um “device”. A sua portabilidade e a possibilidade de uso a qualquer momento, nas mais diversas situações e lugares, tem aumentado significativamente o volume de buscas através destes dispositivos e diminuído as buscas através de desktops. Estima-se que as buscas em dispositivos móveis no segmento de varejo ultrapassarão o desktop nos próximos meses.

Uma informação importante é que as datas com maior volume de busca no Google, realizadas através de smartphones em 2014, foram próximas à Black Friday Brasil, na semana anterior e posterior. Em função disso, é evidente a necessidade da migração do desktop para o mobile, uma vez que os consumidores já migraram, começando por estruturar desde o site, para que se torne responsivo, até as estratégias de divulgação.

Conquistar novos clientes:

Na semana da Black Friday a quantidade de pessoas que acessam o seu site deve aumentar de 60% para 80%, segundo a Serasa Hitwise, ou seja, é o momento em que existe uma atividade comercial muito forte, extremamente propício para a captação de clientes.

Custo-benefício:

Não há um segmento específico para se anunciar na Black Friday, você pode vender todos os tipos de produtos, para isso basta analisar bem alguns fatores de mercado e planejar a sua estratégia.

Resultados da Black Friday Brasil 2014

18% dos compradores da BF2014 nunca haviam realizado compras online (devido aos grandes descontos, as pessoas têm quebrado a barreira do medo de realizar compras on-line).

Intenção de compra – Pesquisa do Google:

82% das pessoas que compraram em 2014 pretendem comprar em 2015.
28% das pessoas que não compraram em 2014 pretendem comprar em 20015 (e a intenção de compra é maior em comparação aos que compraram).
43% das pessoas já estão pesquisando os produtos que pretendem comprar.
74% das pessoas ainda não decidiram o produto, marca e onde comprar.

Categorias mais buscadas:

29% pretendem comprar smartphones.
25% pretendem comprar produtos relacionado a vestuário.
24% pretendem comprar notebooks (categoria que teve queda nas buscas em 2014 – o usuário tem buscado notebooks para gamers, ultrabooks e tablets infantis).
24% pretendem comprar eletrodomésticos.
17% pretendem comprar televisores.
11% pretendem comprar itens de beleza (categoria vem com crescimento muito forte, de 5% para 11%).

Principais razões na escolha de um site:

59% procuram por preço.
12% procuram melhores formas de pagamento.
12% já haviam comprado no site.

E você, proprietário de um e-commerce, não pode deixar de aproveitar a Black Friday Brasil no próximo dia 27 de novembro. Acompanhe as próximas informações, e saiba como divulgar a Black Friday em 2015:

Links Patrocinados

Conhecidos popularmente como anúncios virtuais, os links patrocinados estão sempre em alta quando o assunto é divulgação de produtos e serviços em promoção. Para lançar a Black Friday por meio dessa ferramenta, basta investir em uma estratégia que utilize banners, textos ou vídeos publicitários com direcionamento direto para o link do seu e-commerce.

Uma ótima dica é inserir uma landing page especial para a data no site, endereço para o qual o internauta será redirecionado quando clicar no anúncio. Dessa forma, você não apenas divulga sua marca, como também informa tudo sobre o dia em que os preços estarão lá embaixo!

Redes Sociais

Viralizar. Esse é o verbo que tem feito a cabeça de muitos marqueteiros e publicitários que apostam nas redes sociais como forma de propaganda. E, para atrair o máximo de consumidores para sua loja na Black Friday Brasil é bom começar a incluir tal conceito em suas estratégias.

Vamos nos atentar a um fato: uma data onde os preços sofrem descontos raramente praticados possui grande potencial para se tornar um “viral” na internet, ou seja, tornar-se comentada pela massa de “facebookianos” que irão lembrar-se não apenas do grande dia, como também da sua marca.

Portanto, aposte na rede social para divulgar sua participação na Black Friday. O ideal é atrelar essa estratégia aos links patrocinados relacionados a conteúdos relevantes para postagens diárias.

Youtube

A plataforma de vídeos mais famosa do mundo também pode ser uma boa pedida para divulgar a data. Isso porque, com os milhares de acessos efetuados diariamente, é impossível dizer que o nome da sua marca não chegará a uma grande massa de internautas ao utilizar a publicidade do Youtube.

A grande sacada é utilizar as formas patrocinadas para anunciar, como o Google AdWords, onde você paga apenas pelo custo por visualização.

Aproveite que o dia 27 de novembro está próximo e entre em contato com nossos especialistas em marketing digital e saiba como podemos ajudá-lo a divulgar a sua Black Friday e torná-la um verdadeiro sucesso.

2 opiniões sobre “Black Friday Brasil – Dicas e Oportunidades”

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