Bloquear Imagens com Robots.txt

Na área de SEO, uma dúvida muito comum é como bloquear páginas ou diretórios específicos para indexação, por isso, apresentamos um pouco mais sobre o Robots.txt. Entretanto, o que poucos sabem é que é possível bloquear imagens nesse arquivo, utilizando alguns comandos básicos. Entenderemos um pouco sobre como utilizar o robots.txt para bloquear imagens abaixo.

Como bloquear imagens através do arquivo Robots.txt?

Além dos métodos tradicionais de bloqueio de página, há alguns comandos específicos para bloquear imagens. Nesse caso, o mais importante é entender que os comandos sempre estão dentro do User-agent: Googlebot-Image, ou seja, indicaremos através desse comando que as regras listadas ali servem para o robô de busca de imagens do Google.

Abaixo, mostraremos os comandos mais comuns:

Para bloquear uma imagem específica:
User-agent: Googlebot-Image
Disallow: /images/creme-para-maos.jpg

Para bloquear todas as imagens do seu site:
User-agent: Googlebot-Image
Disallow: /

Para bloquear os arquivos de um tipo específico (por exemplo, .png):
User-agent: Googlebot
Disallow: /*.png$

Nesse caso, o * indica que caso a imagem corresponda a qualquer da sequência de caracteres seguintes deve ser bloqueadas e o $ indica o final de um nome. No exemplo acima, suas imagens .png seriam bloqueadas, mas os demais formatos estariam liberados para indexação.

Dicas Importantes sobre Robots.txt para bloqueio de imagem

Ao utilizar qualquer uma das opções acima, você indicará ao robô de busca de imagem do Google que não deseja que essas imagens sejam indexadas mais, ou seja, você impedirá que as imagens sejam exibidas nos resultados de busca.

Por esse motivo, é muito importante ter bastante cuidado ao bloquear imagens. Atente-se que o comando inserido não irá bloquear imagens que sejam relevantes para serem exibidas nos resultados de busca. Lembre-se que aparecer nos resultados de imagens pode ser ótimo para trazer tráfego qualificado para seu website.

Opte por bloquear imagens que não tenham valor para seu segmento, como por exemplo, os ícones exibidos na sua loja virtual ou alguma imagem de botão que não seria bacana ser indexada.

Para outros tipos de bloqueio, como de diretórios e páginas, confira matéria completa: Tudo sobre o Robots.txt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *