Como encontrar links quebrados em seu site

Muitos já ouviram falar do chamado “Link Quebrado”, porém poucos sabem o que realmente significa. Nesse artigo abordaremos um pouco mais sobre o assunto e como identificá-los em seus projetos.

O que é link quebrado?

Talvez você já tenha se deparado com a seguinte situação: você está lendo um artigo em um blog e nele há uma referência para outro site. Você clica naquele link e é redirecionado para uma página de erro. Pois bem, o link quebrado é exatamente aquele link que lhe direciona para uma página que não existe mais na internet.

Desta forma, quem gerencia sites ou blogs precisa ficar atento com as postagens antigas e verificar se os links inseridos continuam funcionando 100%.

Ferramentas para encontrar links quebrados

Para te ajudar na tarefa de encontrar links quebrados, separamos três importantes ferramentas gratuitas que possuem essa finalidade. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

Xenu Link Sleuth

Uma das ferramentas mais populares que podem verificar se o seu site possui links quebrados é a Xenu Link Sleuth. Para utilizar a ferramenta, vá em File > Check URL e insira a URL completa do seu site e depois clique em “ok”. Quando fizer isso, o programa começará a pesquisar todo o site, desde arquivos, até a parte de html e imagens. Os links que ficarem com a cor vermelha nas pesquisas do Xenu estão quebrados.

Screaming Frog

É uma ferramenta paga que possui diversas funções. A primeira delas é a detecção de páginas com o código de retorno 4xx, que é aquele código que pertence à página de erro. Para detectar esse código, coloque o endereço do seu site na caixa superior e clique em começar.

A ferramenta assim como o Xenu irá processar todo conteúdo presente na sua página, e clicando na aba Response Codes você poderá ver quais páginas do seu site estão com o código de erro 4xx. Posteriormente, você deverá verificar se há referências (links) para essas páginas no seu site.

Broken Link Checker

Para quem utiliza a ferramenta WordPress esse é um programa que vale a pena utilizar. Caso você o instale em seu WordPress ele verificará automaticamente cada link, procurando aquele que contém erro.
É recomendado que ele fique sempre visível no seu painel de administrador, assim você sempre terá um relatório de como estão suas páginas.

Como Alterar os Links Quebrados

Caso você tenha encontrado links quebrados em seu site, você pode agir de três maneiras:

  • Retirar o link do seu site – Se não há conteúdo na página e você não pretende inserir, exclua o link dos locais que ele aparece.
  • Substituir o link – Se o link atual não funciona e você possui um conteúdo similar em outra página, substitua a URL.
  • Corrigir o link – Se a página que você está referenciando é uma página que realmente existe, apenas corrija o link que está sendo utilizado.

Lembre-se que é sempre importante redirecionar URLs que não existem mais para URLs com conteúdos similares por questões de SEO.

Gostou do tema e quer saber mais sobre SEO? Então continue navegando aqui na MZclick!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *