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Como estruturar campanhas no Google Adwords?

Quando precisamos criar campanhas no Google Adwords, muitos aspectos precisam ser levados em consideração. Você sabe realmente como estruturar suas campanhas? Podemos te ajudar:

Existe uma fórmula de sucesso “universal” para estruturação de campanhas?

As campanhas, obrigatoriamente, precisam ter uma linha de raciocínio em relação ao “assunto” e as “características” da mesma. Isso facilita tanto na criação de anúncios como na própria organização das campanhas. Por exemplo: Você tem uma loja de roupas e pensar em criar uma campanha de vestidos. Nesse momento, você já separou as palavras-chave que acha interessante, baseadas nas características do produto, e não sabe mais o que fazer.

Vamos focar na organização de sua campanha: Você pode criar uma campanha com o nome “vestidos” e dentro dela, criar grupos de anúncios focados nas marcas que a sua loja revende, ou poderia até, caso sua loja venda uma marca própria, criar grupos de anúncio baseados nos modelos, cores, tamanhos, etc. Nesse item, leve em consideração como os clientes poderiam pesquisar pelos seus produtos, quais características eles poderiam colocar na busca para especificar o produto.

O importante para a estruturação de suas campanhas é ter um plano de ação e entender sobre o produto ou serviço que quer oferecer.

Passos básicos de estruturação de campanha

Para facilitar o entendimento, seguem em tópicos os passos de como estruturar uma campanha:

  • Ter um objetivo em mente;
  • Saber exatamente do que se trata seu produto/serviço;
  • Criar uma linha de raciocínio entre seu produto/serviço e as características dos mesmos, para criar boas campanhas X palavras-chave;
  • Sempre otimizar essas campanhas, pensando em novas maneiras de vender seu produto/serviço, até criando novas campanhas se preciso.

O último tópico é de extrema importância: caso você não teste novas possibilidades e estratégias até conseguir o que deseja (levando em consideração um período de uma semana ou 100 cliques), sua campanha pode tornar-se apenas uma maneira de consumo de verba. Pense sempre em ir atrás dos seus clientes potenciais.

Alguns erros comuns de criação e estruturação de campanha

Como mencionado anteriormente, campanhas mal estruturadas podem servir apenas para consumir verba. Por isso, resolvemos separar alguns erros comuns em criação de campanhas para que você possa corrigir o quanto antes (leve também em consideração todas as informações levantadas anteriormente):

1. Palavras-chave ruins
A má escolha de palavras-chave pode condenar sua campanha por completo. Lembre sempre que você quer que seu cliente em potencial te encontre, portanto, utilize os melhores termos para que essa ligação ocorra. Termos mais específicos são indicados para conversão e termos mais amplos são indicados para branding.

2. Não fazer a separação de palavras-chave por grupo de anúncio
Usando o exemplo da loja de roupas, seria muito ruim se você pesquisasse sobre um vestido de determinada marca em um buscador, e visualizasse um anúncio sobre um vestido de outra marca completamente diferente. Isso só torna seus anúncios sem relevância. Crie sempre grupos de anúncios com palavras-chave que divulguem produtos com características similares.

3. Enviar o usuário para a homepage do seu site
Os anúncios devem sempre encaminhar o usuário para uma página relevante, sendo assim, se o usuário pesquisou por “vestidos rendados”, deve ser encaminhado para uma página que contém opções de vestidos rendados. Isto auxilia a experiência do usuário e aumenta a possibilidade de conversão.

4. Não incluir palavras-chave negativas
Há produtos e serviços que utilizam expressões amplas, o que pode trazer para seu site usuários que não estão procurando necessariamente o que você oferece. Por isso, é essencial que você negative termos que não estão relacionados com seu segmento. Desta forma, se você compra a palavra-chave “sapato”, mas vende apenas sapatos femininos, deve negativar termos como “masculino”.

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Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.