Como justificar o investimento em marketing de conteúdo?

Para muitos gestores, é difícil compreender qual a influência do marketing de conteúdo em um processo de compra. Eles estão sempre atentos ao “last click” (último clique, o clique que o encaminhou para a conversão) e por isso não se preocupam com o “first click” (o primeiro clique que fez com que um usuário tivesse acesso ao conteúdo/marca) pela primeira vez.

Semelhante a um líquido dentro de um funil, a parte mais ampla significa a pesquisa, a necessidade do cliente a respeito de um determinado assunto ou produto. Do meio até o bico do funil, se trata do processo mais específico, quando o usuário já sabe o que precisa, mas só precisa definir o tamanho, a cor, marca, ou qualquer outra característica mais específica do que se procura. A saída do líquido do funil, é a própria conversão; é quando o usuário já tomou a decisão final e está pronto para realizar a compra.

É importante que os gestores entendam que, não há como o “líquido escorrer pelo bico do funil” se antes, esse mesmo líquido não for derramado sobre a boca do objeto. Para ficar mais claro: não haverá “last click” sem “first click”, é impossível comprar um produto específico, ou até mesmo novo no mercado ou em uma loja, se ele não for anunciado e trabalhado na mente do consumidor final.

Entretanto, como provar a importância do investimento em marketing de conteúdo?

Usando o Google Analytics, é possível compreender através de uma série de relatórios os caminhos que os usuários realizaram até a conversão. Acessando a área “Funil Multicanal” – “Caminho de conversão” é possível ter uma visão de cada página visitada, desde o primeiro contato, até a página de saída. É uma alternativa clara e confiável de como justificar o investimento em marketing de conteúdo.

Uma opção plausível também, é observar o que os concorrentes diretos têm executado. Lembre-se: você não deve copiá-lo! O intuito disso é compreender os interesses que o público que vocês compartilham, tem. É uma excelente forma de não só obter insights, como provar a importância de investir em algumas estratégias, especificamente neste caso, o marketing de conteúdo.

Confira nosso vídeo sobre “Como justificar o investimento em marketing de conteúdo?”

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