Como o SEO pode ajudar meu site?

Mesmo que sua empresa já invista em ações de markeitng digital (links patrocinados, mídias sociais, e-mail marketing, etc.), a otimização de sites para mecanismos de busca, SEO, continua sendo uma estratégia, e deve ser trabalhada em conjunto com as demais ações.

A otimização de sites (SEO) primeiramente visa posicionar melhor o seu site, e com isso, obviamente receber mais visitas e conversões, colaborando assim para o tráfego orgânico do mesmo. Vale lembrar que a estratégia, que é estruturada por técnicas, criatividade, análise e trabalho contínuo, entre outras coisas, é um projeto a longo prazo e que deve ser constantemente alimentado.

Um estudo divulgado pela Custora, revelou que o tráfego através de buscas orgânicas é o principal responsável pelas vendas ou conversões de um e-commerce, representando em média, 26% da receita nas lojas consultadas. É importante ressaltar aqui que isso não anula ou diminui a importância dos links patrocinados; que juntamente com outras ações de marketing são responsáveis pelos outros 74%.

Vale também não se esquecer da otimização para dispositivos móveis, já que eles têm sido tão ou mais utilizados que o desktop. Assim como apontamos anteriormente, os conteúdos devem ser relevantes, de interesse do público, atuais, e bem trabalhados, atendendo as expectativas de quem pesquisa.

SEO para diversos objetivos

Aumentar tráfego orgânico

Quando o assunto é tráfego orgânico, o SEO é fundamental para sites e blogs editores de conteúdo. Veja o exemplo: imagine que uma pessoa possui um blog sobre produtos de cabelo, e uma empresa de produtos para cabelos cacheados está planejando anunciar sua mercadoria para um público realmente interessado. O blog certamente é uma ótima opção de divulgação, porém é necessário mensurar qual a relevância desse blog entre o público-alvo. Quanto mais popular for o blog, quanto melhor seu posicionamento nos resultados de pesquisas e maior o número de acessos, mais interessante é para a empresa anunciante.

Aumentar vendas no e-commerce

As vendas no e-commerce também podem ser influenciadas. Títulos e descrições atrativas e bem descritas, também são responsáveis pelo interesse do usuário. Otimizar o seu site para que ele seja encontrado mais facilmente pelos motores de busca, é fundamental. Dentro do universo do SEO, existem uma série de ações que podem ser executadas com foco nesse resultado.

Aumentar visitas às lojas físicas

O aumento das visitas às lojas físicas também pode ser atrelado a essa estratégia. Nesses casos, o site, ou blog, funciona como uma vitrine da loja física. Quanto mais popular seu blog ou seu site se torna, obviamente mais visitas ele recebe, por isso é importante especificar bem a localização da sua empresa, ou até mesmo incluir um mapa de localização visível, facilitando assim para os usuários o encontrarem com mais rapidez.

Em resumo, o SEO pode te ajudar conquistar diversos objetivos, mas para de fato alcançá-los, você precisa defini-los e entender a prioridade de cada um, para só assim, realizar um trabalho assertivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *