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Como provar a importância do investimento em marketing de conteúdo?

A importância do investimento em marketing de conteúdo?

Uma das principais barreiras na hora de provar a importância do marketing de conteúdo, é fazer com o que o gestor entenda a importância não só do último clique, mas do primeiro. Isso porque ele tende a enxergar com mais facilidade a última etapa do funil, ou seja, a conversão.

Mas, é óbvio que antes de tomar essa decisão, o usuário passou por todo um processo de pesquisa, comparação e outros fatores que fizeram com que ele decidisse comprar determinado produto, e o marketing de conteúdo passeia no meio dessas etapas. Veja bem:

Um usuário pode acessar de seu smartphone, em casa, no blog de uma empresa de aparelhos eletrônicos, uma matéria sobre as vantagens de comprar um carregador portátil, e três dias depois pode, no computador de seu escritório, entrar nesse mesmo site e efetuar a compra do produto.

Essa situação é recorrente e é ela quem costuma dificultar o entendimento dos gestores a respeito do marketing de conteúdo. Para nós, fica claro que o conteúdo publicado foi fundamental no processo de decisão do consumidor, mas em função da perda de trackeamento, não fica claro para o dono do e-commerce que o usuário comprou seu produto após ser “convencido” pelo conteúdo produzido. O que parece é que o usuário pesquisou o site diretamente no buscador seja por indicação, ou por tê-lo visto em outro canal e decidiu que gostaria de adquirir aquele item.

Como provar o contrário

• Fidelização
Quanto mais conteúdo você produz, mais autoridade sobre determinado segmento o seu site conquista. Com isso, os clientes compreendem cada vez mais que você domina sua área de atuação e a tendência deles deixarem de comprar com você, acaba se tornando menor. Os usuários tendem a confiar e comprar mais com empresas que demonstram ser referência em um determinado tema; isso demonstra que a mesma não só vende, como entende o que está vendendo, gerando mais segurança nos usuários.

• Branding
Já mencionamos que a frequência na produção de conteúdos é fundamental por uma série de fatores, e uma delas é a construção da sua marca. Quando a sua produção de conteúdo cresce, com conteúdos relevantes e frequentes, sua marca vai se tornando cada vez mais conhecida. Com o tempo, ao falar sobre um determinado assunto, automaticamente os usuários passarão a associar ao nome da sua marca.

• Redes Sociais
Quer lugar melhor para compartilhar seu conteúdo do que as redes sociais? Quanto mais alimentada sua página for, melhor, assim os usuários poderão curtir, comentar, compartilhar, marcar os amigos e com isso, dissipar mais rapidamente sua produção de conteúdo. As redes sociais são um excelente plus nessa etapa, aproveite as oportunidades que elas oferecem.

• Audiência
Com a melhora do seu SEO, a exposição orgânica, audiência e tráfego também melhoram. Com esses 4 itens, fica evidente que esse investimento o vale a pena. É importante compreender que independentemente do segmento, sempre vale a pena produzir conteúdo. O segredo do sucesso é compreender quem é seu público-alvo, sua “persona”; só assim é possível oferecer um conteúdo adequado, relevante, e que a longo prazo possa gerar resultados efetivos para a sua empresa.

Vídeo sobre a importância do investimento em marketing de conteúdo?

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