Categorias
Marketing

Comunicação Emocional no Marketing Online: Entenda o Conceito

Comunicação emocional atrelada ao marketing… A ideia não é tão recente e muitos até já ouviram falar dela, mas não compreendem os contornos de conceituação, significado e as ações para colocá-la em prática, bem como, sua importância para a fidelização de clientes.

Para compreender as bases da comunicação emocional nas esferas “marqueteiras” é necessário tirar a emoção do âmbito individual ? ou seja, em seu sentido sentimental, irracional e cotidiano ? para pensá-la de forma estratégica e aplicá-la nos relacionamentos comerciais. A princípio pode parecer complicado, mas é necessário apenas um excelente engajamento da equipe.

Desejo de consumo e criação de valores

A inspiração a compra de um produto ou serviço quase sempre é influenciada pela emoção quando envolve o famoso “sonho de consumo”. As decisões baseadas na emoção são mais intensas do que aquelas resumidas ao mero raciocínio lógico e, por isso, as promoções devem estar ligadas a elementos de valor e motivações individualizadas.

Na prática, a empresa deve conectar um produto a vantagens extras, um material informativo com soluções para o dia a dia, por exemplo, ou propagandas inovadoras que reflitam uma história, valores humanos e outros conteúdos de forte peso emocional, capazes de fazer a campanha se destacar no mercado. É esse diferencial o responsável pelo impulso de decisão de compra e, principalmente, pelas possibilidades de viralização da marca.

Separando emoções positivas de negativas

Ao oferecer um material audiovisual ou produzir uma propaganda dentro do conceito de comunicação emocional é importante lembrar-se de um detalhe: há emoções que despertam sentimentos de aversão, raiva, tristeza, medo, enquanto outras provocam surpresa, alegria e ternura.

Todos esses “espectros” devem ser considerados no momento de direcionar a estratégia de comunicação, tendo em vista que, uma emoção errada poderá desencadear sentimentos negativos em relação à marca, produto ou serviço. Isso ocorre porque quaisquer campanhas fundamentadas em emoções terão maior repercussão na mídia e ficará fixada à mente do público consciente ou inconscientemente.

Cabe ressaltar que para cada objetivo de marketing há um modelo de campanha mais adequado. Portanto, é fundamental reunir uma equipe especializada em criar mensagens com emoções traduzíveis facilmente pelo público-alvo, mas sem se esquecer de inseri-las em um contexto estratégico.
[rev_slider cta-relacionamento]

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.