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Relatórios Marketing Digital

Conversões Assistidas – Google Analytics

Você já parou para pensar o quanto uma ação de marketing pode influenciar outros canais?

Por exemplo, você manda um e-mail marketing e seu objetivo é gerar vendas ou leads através desse e-mail. Porém esse e-mail não te gera nenhuma venda ou lead diretamente, no entanto, após essa ação, aumentam os acessos e as vendas por acesso direto ao seu site.

Se você for analisar a mídia separada, verá que teve custo com o disparo do e-mail não teve as conversões esperadas e então decide cancelar o envio do e-mail na próxima semana. Porém, o aumento nos seus acessos e vendas diretas não ocorreram por mágica, mas foram o reflexo de uma outra ação, nesse caso, o envio do e-mail.

No Google Analytics há um relatório de conversões assistidas, que nos permite ver o quanto uma mídia impactou as vendas em outras mídias e o tanto de receita foi gerada nesse impacto.

Com certeza no exemplo dado acima, o relatório de Conversões Assistidas mostraria o impacto que o e-mail marketing teve, mesmo que indiretamente.

Por isso, em campanhas online, temos que agir com cautela ao pausar ou cortar um investimento específico. Talvez o resultado de uma ação não seja positivo diretamente, mas essa ação pode estar influenciando outros canais.

Para visualizar esse relatório, acesse sua conta no Google Analytics, vá em Conversões > Funis multicanal > Conversões Assistidas
Importante: Para visualizar esse relatório é preciso ter metas ou transações de comércio eletrônico configuradas.

Você verá um relatório como esse abaixo, onde pode visualizar todas as mídias e o impacto de cada uma delas:

conversoes-assistidas

No relatório acima é possível ver, por exemplo, que o e-mail influenciou em 40 outras vendas com uma receita estimada de R$21.893,32, ou seja, vários usuários foram impactados pelo e-mail, não converteram na hora, mas voltaram depois por outra mídia.

Após ver esses dados e fazer essas análises, é possível destinar melhor suas verbas de marketing sem perder o desempenho em canais importantes.

Veja também: Resultados Mensurados Pelo Comportamento do Consumidor Online



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