Curva ABC - A gestão do seu estoque

Você sabe qual é a curva ABC do seu negócio e o tamanho da importância de analisar esse dado?
Se a sua resposta é não, recomendamos que você prossiga com o artigo e entenda o quão fundamental ela é para o sucesso do seu negócio.

A curva ABC, também conhecida como Análise de Pareto ou Regra 80/20, é um método de classificação de produtos baseado na teoria de Vilfredo Pareto, economista italiano, que observou após um balanço, que 80% da riqueza italiana estava em posse de 20% da população.

Trazendo para a nossa realidade, a curva ABC de produtos defende que basicamente 80% dos produtos são responsáveis por 20% do faturamento.

No que consiste a Curva ABC?

A curva ABC é responsável por identificar – de forma genuína – quais são os principais produtos que sua empresa comercializa. Isso porque, a curva ABC envolve cálculos que trazem uma visão completa do seu cenário. Com essa análise realizada corretamente, sai de cena a suposição sobre os principais produtos e entram dados assertivos. Você entenderá melhor a seguir!

A: Os produtos de curva A são responsáveis por até 80% do faturamento.

B: Os produtos de curva B são responsáveis por até 15% do faturamento.

C: Os produtos de curva C são responsáveis por até 5% do faturamento.

Como calcular?

Baixe gratuitamente nossa planilha de análise da Curva ABC.

Ao ser redirecionado para a página da planilha, siga os seguintes passos:

  1. Clique em arquivo, no menu superior;
  2. Clique em Fazer download.
    Caso esteja logado em uma conta Google, também poderá usar a opção Fazer uma cópia.

Nessa etapa você deve listar os seus principais produtos. Em seguida, deve identificar o valor unitário de cada um e a quantidade vendida, multiplicar esses dados e obter um resultado final:

Curva ABC - Aumente o Faturamento com o Produtos Certos

Em seguida, é preciso organizar os itens de modo que seja formada uma lista dos maiores valores para os menores.

Curva ABC - Aumente o Faturamento com o Produtos Certos

Calcule a porcentagem de participação dos produtos no faturamento da seguinte forma: divida o valor total do produto, pelo valor total acumulado e multiplique por 100. Nesse exemplo, ficará assim:

Curva ABC - Aumente o Faturamento com o Produtos Certos

Como identificar os produtos de curva ABC?

Para classificar os produtos, basta somar a primeira porcentagem com a próxima e assim sucessivamente. Para identificar os produtos de curva A devemos somar até conseguirmos atingir o valor total ou mais próximo (para mais ou menos) de 80%.

Curva ABC - Aumente o Faturamento com o Produtos Certos

Ou seja:

● Calças: 56,14%
● Meias: 19,21%

= 75,35% (Se somássemos o valor de “Blusas” – 17,46%, atingiríamos um valor de 92,81%, ultrapassando nosso valor estabelecido para curva A)

Os produtos de curva B, são aqueles que atingem em sua totalidade ou aproximadamente (para mais ou menos), o valor de 15%.

Neste caso, o item “Blusas” é classificado nessa curva, com 17,46%.

Os produtos restantes: “Cuecas” (6,23%) e “Toucas” (0,93) se encaixam na curva C, por estarem mais próximos de seu valor base: 5%.

Lucro

O cálculo da curva ABC padrão, trabalha em cima dos valores de faturamento, contudo, é interessante realizar este mesmo cálculo sobre os valores líquidos, ou seja, sobre o lucro real que as vendas de determinado produto geraram.

Por que?

Todos os produtos vêm acompanhados de impostos, fretes e outros atributos que distorcem o seu valor real. O ideal neste caso, é calcular o valor de compra do produto, subtraindo valores de impostos, fretes e/ou outros custos relacionados.

Exemplo: O valor de venda da calça é de R$150,00, mas cada peça vendida gera um lucro de R$90,00 para a empresa.

Curva ABC - Aumente o Faturamento com o Produtos Certos

Como os dados da curva ABC podem te ajudar?

Além de auxiliar na melhora do mix de produtos de uma loja, a análise da curva ABC evita erros como:

• Foco em produtos aparentemente relevantes, mas que não alcançam o lucro esperado.

• “Desperdício” de produtos com grande potencial, que não são devidamente trabalhados, e não alcançam o consumidor com potencial interesse.

A utilização da curva ABC é capaz de direcionar seu negócio, para entender quais são os produtos que geram um lucro maior e merecem mais atenção no controle do estoque / campanhas de marketing, por exemplo. Essa metodologia será fundamental na análise do desempenho do setor de marketing da sua empresa que obterá dados consistentes para construir suas campanhas, afinal, uma vez que seu objetivo é definido e os produtos estão corretamente alinhados, a chance das suas campanhas e vendas serem um sucesso, é bem maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *