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Definição de público alvo no Google Adwords

Quem utiliza a rede de display do Google sabe a importância de utilizar as mais variadas formas de segmentações para alcançar o público-alvo almejado.

Uma das opções disponíveis para segmentação na rede de display é a definição de público alvo que entenderemos um pouco mais a seguir.

O que são e como funcionam os públicos-alvo?

O Google preza por exibir banners que sejam contextualmente relevantes aos usuários em seus sites parceiros. A definição de público alvo no Adwords permite que o anunciante adicione essa segmentação em seus grupos de anúncios da rede de display, possibilitando que ele vá de encontro a usuários com base em seus interesses específicos.

Nessa forma de segmentação, estão disponíveis quatro tipos de públicos-alvo:

Públicos-alvo de afinidade: selecione essa opção para alcançar um grande público potencial e apresentar a sua empresa. Ao selecionar essa opção, estarão disponíveis diversas “categorias” de públicos que poderão ser selecionados. Por exemplo, um petshop poderia segmentar o público-alvo “Amantes de animais” e alcançar pessoas que possuam essas características.

Público-alvo de afinidade personalizado: nessa opção você pode criar públicos-alvo mais específicos em relação à opção de afinidade ampla. Por exemplo, uma loja virtual que vende artigos esportivos, ao invés de alcançar entusiastas de esporte, pode segmentar para alcançar usuários mais específicos, como corredores de maratona. O anunciante pode fazer essa especificação através de palavras-chave ou usando URL como Proxy para pacotes de interesse. Na segunda opção, o anunciante poderia inserir um site como recrutademaratona.com, que aborda temas relacionados à saúde, a alimentação pré-maratona, entre outros. Desta forma, o anunciante alcançará pessoas que pesquisam conteúdo sobre esses temas, mesmo que eles não tenham acessado esse site em especifico.

Público-alvo no mercado: selecione essa opção para alcançar pessoas que estão pesquisando ou comparando produtos na internet dentro de categorias específicas. Por exemplo, uma loja virtual de comércio eletrônico poderia segmentar o público-alvo “Celulares” e captar clientes que estão comparando e pesquisando preços relacionados a esse produto.

Outros Interesses: selecione essa opção para encontrar usuários que navegaram em páginas da web relacionadas a temas específicos. Por exemplo, uma loja virtual de produtos de beleza poderia adicionar o público-alvo “Cuidados com os Cabelos” e alcançar pessoas que acessaram páginas relacionadas a esse tema e que tendam a ter um maior interesse pelos seus produtos.

Dúvidas? Pergunte a um especialista!

Por Jessica Marcelino

Analista SEM da MZclick.