Backup das principais redes sociais

O universo das redes sociais tem sido assolado por ameaças diversas, como perfis hackeados, apagados ou contaminados por vírus. Trata-se da ação de criminosos da web, que na maioria das vezes permanecem escondidos por trás de um I.P não identificado e não deixam pistas de sua ação maliciosa.

A questão crucial, porém, gira em torno dos impactos empresariais causados por tais armadilhas. Com um perfil excluído das redes sociais, a corporação vê todo o seu trabalho de marketing digital indo embora sem que seja possível reverter o problema. Em suma, são meses e meses de dedicação – em alguns casos, até anos – sendo destruídos em poucos segundos.

Para evitar essa situação, os dados do perfil da empresa em redes como o Facebook e o Twitter precisam ficar assegurados, por meio do armazenamento dos dados e das interações mais importantes. Tal atitude de precaução também garante a possibilidade de migrar as páginas e perfis para outras redes sociais, caso seja vontade da empresa expandir sua interação na web.

Backup Facebook e outras Redes Sociais

Embora muitos usuários não saibam, o Facebook, o Twitter e o Google+ oferecem ferramentas específicas para o backup de informações. Abordando primeiramente uma das redes sociais mais usada, para fazer backup Facebook basta acessar “Configurações da Conta” e, em seguida, “Baixe uma Cópia de seus dados do Facebook”, nas opções gerais.

Desse modo, os arquivos com todas as atividades realizadas em sua conta, até então, podem ser preservados. Isso inclui mensagens, contatos, publicações e outros dados do perfil que são essenciais para a empresa. Por questões de segurança, o Facebook fará o processamento da solicitação em alguns dias úteis e somente depois liberará acesso ao backup.

Em contrapartida, para fazer o backup no Twitter é necessário utilizar a versão no idioma inglês. Quem utiliza a rede em português só precisa alterar o idioma e, na sequência, requerer o arquivo. Após a coleta das informações, o backup será enviado por e-mail, sendo também comum uma espera de alguns dias para finalização do processo.

O Google+ permite não somente o backup das informações postadas, mas também dos contatos, chats e fotos que estiverem vinculados à conta do Google. A solicitação é simples: basta entrar na guia “Configurações da Conta” e, na sequência, “Fazer download dos seus dados”.

Outras ferramentas

Algumas opções de backup das principais redes sociais disponibilizadas na web permitem o arquivamento de dados de várias redes, simultaneamente, incluindo o LinkedIn, Blogger, Twitter, Facebook,Flickr e contas Google.

O Backupfy, por exemplo, possui versões free e paga que disponibilizam backup das principais redes sociais de especificidades de cada perfil, conforme os critérios do usuário. Isso significa que é possível salvar apenas fotos, eventos ou informações de contatos, arquivando-os na nuvem.

Para o Instagram e o Pinterest – que não possuem opções próprias de armazenamento – o Instaport e Pin4ever são as melhores alternativas, respectivamente. O primeiro possibilita o download das imagens com curtidas ou hashtags. Já o segundo permite que o usuário salve em seu computador todas as fotos pinadas ou publicadas no perfil, de forma inteiramente gratuita.

Dúvidas? Pergunte a um especialista!

Uma opinião sobre “Dicas para fazer backup Facebook”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *