Categorias
Links Patrocinados

Diferença entre taxa de conversão e custo por clique convertido

O Adwords nos fornece algumas métricas para concluirmos uma análise dos resultados das campanhas. A taxa de conversão e o custo por clique convertido são duas dessas métricas e através delas conseguimos mensurar o desempenho que as campanhas estão obtendo. Vamos entender um pouco cada uma dessas métricas e aprender a usá-las.

O que é taxa de conversão e como calculá-la.

A taxa de conversão é uma média de quantos cliques convertidos resultam de cada clique.

Para conhecer esses números é importante utilizar o acompanhamento de conversões em sua conta.

A forma de calcular essa taxa é bem simples, basta dividir o número de cliques convertidos pelo número total de cliques recebidos. Esse cálculo pode ser feito no nível da campanha, do grupo de anúncio e até mesmo no nível da palavra-chave. Dessa forma, é possível identificar quais palavras, grupos ou campanhas geram uma taxa de conversão mais satisfatória.

O que é custo por conversão e como calculá-lo.

O custo por conversão é o quanto efetivamente custou para que uma conversão fosse gerada. Ou seja, conseguimos entender o quanto foi preciso investir para que uma conversão fosse efetuada.

No Adwords encontramos uma coluna com esse valor, mas é possível calculá-lo com a seguinte equação: Custo Total/Quantidade de Cliques Convertidos.

Esse cálculo também pode ser feito no nível campanha, grupo de anúncio ou palavra-chave e com ele é possível identificar quais termos, grupos ou campanhas tem um custo por clique convertido melhor.

Nesse cenário é possível verificar se o custo de uma campanha está dentro do seu esperado, por exemplo, se o seu produto custa R$ 100,00 e o seu custo por clique convertido é de R$ 25,00 os números estão dentro de uma boa margem. Caso o seu custo por clique convertido seja de R$ 150,00 a campanha precisa ser revista, pois não está gerando lucro.

Resumo

Agora que já entendemos o que cada uma dessas métricas pode nos fornecer de dados podemos explorar essas funções e usá-las ao nosso favor no desenvolvimento das campanhas. Entender a taxa de conversão e o custo do clique convertido pode nos auxiliar a fazer alterações favoráveis nas campanhas, de modo que os objetivos da campanha sejam alcançados com mais êxito.

Ficou alguma dúvida sobre essas ou outras métricas do Google Adwords? Entre em contato com a MZclick que podemos te ajudar!

[rev_slider alias=”cta-aumentar-vendas”][/rev_slider]