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E-commerce: #3 Feedback

Quando um cliente decide ir a uma loja adquirir um produto, uma de suas principais expectativas, é a satisfação. O mesmo ocorre em um e-commerce: o cliente deve estar ciente de todos os passos da compra, desde a apresentação do produto até o recebimento do mesmo. E para isso acontecer, o feedback do e-commerce deve ser constante, portanto, para cada ação que o usuário realize, deve existir alguma reação. Separamos alguns insights sobre isso.

Clique

Ao clicar em algum elemento, o usuário espera alguma resposta: seja um pop-up, ou uma nova página, o clique deve encaminhar o usuário para alguma outra ação. Por esse motivo, é importante revisar todos os pontos de cliques do seu e-commerce para que a navegação de seu cliente seja contínua e fluída.

Esperar

O seu site precisa carregar o mais rápido possível, no máximo em 5 segundos, ou então você corre o risco do usuário sair do seu site e desistir da compra. Em caso de páginas muito pesadas (com mais de 1MB) um feedback importante é que caso sua página demore muito para carregar durante o procedimento, você deve inserir uma imagem que sinalize esse carregamento, para o usuário esteja ciente que a loja está processando, e não completamente travada.

Fomulários

Nos formulários todo cuidado é pouco! A cor das bordas do campo que o usuário está preenchendo deve ter destaque especial, assim que a tecla Tab do teclado for pressionada, ou até mesmo uma mudança de campo automática, o que costuma facilitar ainda mais o preenchimento. Caso o formulário demore para ser registrado, seu e-commerce deve oferecer um feedback sobre isso também, alertando sobre o recebimento dos dados, e todo o processo envolvido, assim ele entende que o envio está sendo realizado, evitando o risco de cancelamento de envio e perda de dados.

Com seu e-commerce oferecendo esses feedbacks, e mantendo um relacionamento ativo com os seus clientes, a possibilidade de compra e recompra dos usuários é fortalecida. Pois além de preço, qualidade, e facilidade, a satisfação do cliente sobre a experiência em geral, também é o ingrediente fundamental para um e-commerce de sucesso.

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