Entenda os Status de Produtos do Google Shopping

Ao criar uma campanha de Google Shopping, passamos por algumas etapas e entender essas etapas é fundamental para o bom desempenho das campanhas. Hoje vamos falar sobre o Status de Produtos do Google Shopping. Após enviar o feed de dados é preciso ficar atento ao status do produto para saber se eles estão no ar ou se é preciso realizar alguma alteração.

Onde encontro os Status?

Há duas maneiras diferentes de obter essa informação:

  • No painel de controle, nos gráficos de Visão Geral do Produto na conta do Merchant Center
  • Na guia Produtos de sua conta do Adwords

Nessas duas maneiras de visualização, há diferentes interpretações para cada status de produtos no Google Shopping. Confira cada um deles:

Gráfica “Visão geral do produto”

  • Ativo – Tudo ok com seu produto. Se houver estoque do mesmo, ele será exibido.
  • Aguardando análise – Seus produtos estão em análise, ou seja, está sendo verificado se eles obedecem às políticas do Google Merchants. Essa aprovação pode demorar até três dias úteis.
  • Reprovado – Seu produto não está sendo exibido, pois não está dentro das políticas do Google ou do país de destino da campanha. Caso isso aconteça com você, verifique a guia “qualidade de dados” para solucionar a questão.
  • Data de validade – Seu produto irá expirar em três dias e já não está mais ativo. Há dois motivos para isso: Você não atualizou seu feed de dados nos últimos 30 dias ou a data fornecida por você para a expiração é de três dias.

Guia “Produtos”:

  • Pesquisável – qualificado e pronto para exibição nos resultados de pesquisa.
  • Aguardando análise – Seus produtos estão em análise. Eles estão sendo verificados para ver se obedecem às políticas do Google. Essa aprovação pode demorar até três dias úteis.
  • Ainda não é pesquisável – Tudo ok, porém, o produto ainda não foi adicionado aos resultados de pesquisa. Esse processo demora em média 24h.
  • Pesquisável… Excluído em breve – Está qualificado para os resultados de pesquisa, porém será excluído do mesmo em breve.
  • Não configurado – Você não configurou onde o produto será exibido. Configure os destinos de seus anúncios.
  • Excluído – Seu produto foi excluído e não é mais exibido.
  • Pesquisável… desativado em breve – O produto está sendo exibido nos resultados de pesquisa, mas será desativado em breve.
  • Desativado – Seu produto está pausado e não está sendo exibido. Para ativá-lo, basta o selecionar e clicar em Ativar.
  • Reprovado ou inválido – Seu produto não está sendo exibido, pois não está dentro das políticas do Google ou do país de destino da campanha. Caso isso aconteça com você, verifique a guia “qualidade de dados” para solucionar a questão.

Finalizando, vale ressaltar que a otimização e manutenção de suas campanhas no Google Shopping são fundamentais.

Quer que seus produtos apareçam nos resultados de Google Shopping, mas não quer ter tanto trabalho na criação e otimização de campanhas? Conheça já os serviços MZclick!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *