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Antes de iniciarmos as análises vamos entender o universo estudado

• Analisamos 78.182 palavras-chave.
• 163 empresas de ramos diferentes.
• 9.653.609 cliques.
• 781.184.665 impressões.
• 75.327 conversões (vendas ou formulários preenchidos).

Por motivos de segurança e respeito com as informações analisadas, não serão revelados os produtos, serviços e períodos analisados.

Vale lembrar que esse é um estudo médio! Todo estudo médio não deve ser levado como verdade absoluta, ele deve ser analisado e adaptado a cada mercado.

Como classificamos as palavras-chave

As palavras-chave são formadas por uma ou mais palavras. Por exemplo: A palavra-chave “agência de marketing digital” possui quatro palavras (quatro termos). Com base nessa ideia construímos as análises a seguir.

Existem mais conversões para palavras-chave com 3 termos, 2 termos ou 1 termo?

Analisamos mais de 75 mil conversões e chegamos a conclusão que palavras-chave com 2 termos geram mais conversões. Elas representam 42,98% das conversões! As palavras-chave com 3 termos também são expressivas e representam 37,85% das conversões. Juntas essas palavras representam 80,83% das conversões monitoradas no período.

Uma coisa é analisarmos volume de conversões, outra métrica interessante é observarmos a taxa de conversão. A fórmula para calcular a taxa de conversão é dividir o número de conversões pelo número de visitas multiplicado por 100. Observamos que as palavras-chave com 6 termos apresentam o melhor desempenho. Ao observamos buscas por palavras-chave com mais de 7 termos notamos uma queda na taxa de conversão. Concluímos que essa queda está relacionada ao comportamento do usuário, pois acreditamos que palavras-chave com 7 ou mais termos direcionam cliques para a busca orgânica (SEO).

Palavras-chave com apenas 1 termo, exemplo “MZclick” geraram 8,48% das conversões totais. Grande parte dessas conversões estão relacionadas a busca pelo nome da marca e raramente por palavras-chave simples – exemplo: “casa”.

Qual palavra-chave gera uma maior CTR?

CTR é o número de cliques divididos pelo número de impressões.

As palavras-chave com 6 termos geram a maior CTR desse estudo e esse resultado coincide com a palavra-chave que tem a maior taxa de conversão. Observe o gráfico e perceba que a CTR tende a cair a medida que as palavras-chave ficam com menos termos.

Vale lembrar que CTR alta significa, geralmente, um CPC mais baixo.

Qual o posicionamento médio X CPC necessário para alcançar essa posição?

Assim que compilamos os dados no período, notamos um número interessante e que nos ajudou a ter uma leitura espetacular sobre esse assunto. As palavras-chave com 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 termos ficaram entre a 3° e 4° posição média, dessa forma conseguimos analisar a evolução do CPC versus o posicionamento.

Para obter a 3 posição média a palavra-chave mais “cara” é novamente a com 6 termos. Não é à toa que essa palavra-chave tende a ser mais cara! Como podemos observar nesse estudo palavras-chave com 6 termos tem uma tendência a apresentar resultados melhores, logo a concorrência tende a ser maior e o custo mínimo por leilão (CPC) também maior.

Gráfico sobre o estudo

Conclusão

Não gosto de apresentar valores médios, porém foi interessante observar o destaque das palavras-chave com mais de seis (6) termos. Ela “venceu” na CTR e Taxa de Conversão, duas métricas fundamentais para quem quer manter seus anúncios Google com alta performance.