Ferramentas para Carregamento de Página

Já faz algum tempo que os buscadores levam em consideração o tempo de carregamento de página para rankeamento. Desta forma, sites que carregam mais rapidamente possuem maior probabilidade de indexação do que sites lentos que dificultam a navegação do usuário.

Nós sabemos que diminuir o tempo de carregamento de página não é tarefa fácil, entretanto, há algumas ferramentas que podem auxiliar o acompanhamento do tempo de carregamento e que dão dicas de como otimizar seu site nesse sentido.

PageSpeed Insights

A PageSpeed Insights é uma das ferramentas mais utilizadas para acompanhamento e manutenção da velocidade de carregamento de um site. Desenvolvida pelo Google, essa ferramenta dá dicas do que precisa ser melhorado para que ao tempo de carregamento do seu site seja melhor. Para utilizar, é bastante simples: basta inserir a página do site que deseja analisar e a ferramenta trará os pontos críticos que precisam ser melhorados e alguns outros avisos importantes, tanto para versão mobile quanto para versão desktop.

PageSpeed Insights

Pingdom Tools

Essa ferramenta de teste de carregamento de página, chamada Pingdom Tools,  traz uma análise dos itens que são solicitados para carregamento da página inserida. Desta forma, é possível avaliar o que demora mais para carregar e o que já está bem otimizado. Também é possível acompanhar o histórico de tempo de carregamento da página, tornando mais fácil o acompanhamento da evolução com o decorrer das otimizações.

Pingdom Tools

Além disso, a ferramenta dá uma nota de 0 a 100 para a velocidade da página de acordo com algumas recomendações, conforme podemos ver na imagem abaixo:

Pingdom Tools Análise

WebPageTest.org

A WebPageTest é uma ferramenta gratuita parecida com o Google PageSpeed e o Pingdom que traz uma análise do que pode ser melhorado no seu site para diminuir o tempo de carregamento de página. O mais interessante é que você pode testar de acordo com a localidade e o browser de sua preferência, ficando bastante próxima a realidade encontrada pelo usuário ao acessar seu site.

WebPageTest

Além disso, a ferramenta traz uma nota de A a F para alguns itens de performance, um vídeo com o tempo do carregamento de cada arquivo de página e um check list completo de otimização, demonstrando o que já está “ok”, o que está em “alerta” e o que está com “problema” na URL inserida.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta fundamental para mensuração do desempenho do trabalho de SEO. Para acompanhar o carregamento, o Google Analytics possui uma avaliação de tempo de carregamento, que informa quanto tempo cada página demora em carregar. Para acessar esse conteúdo, basta seguir o caminho: Comportamento > Velocidade do Site > Tempo na Página.

Analytics Velocidade do Site

Com essa análise, é possível avaliar quais páginas estão com um tempo maior de resposta e precisam ser otimizadas com maior urgência.

Ainda com dúvidas? Entre em contato e conheça nossos serviços de Otimização de Site SEO.