Categorias
Aumentar as vendas

Ferramentas para mensurar seus resultados com marketing

O mundo digital permitiu uma série de vantagens aos empreendedores de todos os portes e segmentos de atividade. A começar pela possibilidade de criar e exibir informações preciosas para você ter um acompanhamento em tempo real da situação na qual o seu mercado se encontra.

Mais que isso: essas facilidades que as ferramentas virtuais proporcionam com dados e relatórios sofisticados podem se tornar a diferença entre quem está preparado para fazer uso delas e quem apenas as enxerga como um instrumento burocrático.

Bons empreendedores sabem mensurar e o que fazer com os resultados

A questão reside, portanto, no que fazer com tantos números e gráficos que as muitas ferramentas oferecem em resposta às suas ações corporativas. Atualmente, não faltam programas e ferramentas – gratuitas ou pagas – que proporcionam um eficaz monitoramento do quanto se tem investido, o que auxilia você a ter pleno controle de cada ação.

Conheça, abaixo, algumas delas, e descubra como utilizá-las para tornar as suas ações de marketing cada vez mais efetivas.

Google Analytics

Esta ferramenta tem sido amplamente utilizada para acompanhar os fluxos de navegação e de interações nas suas plataformas digitais. Assim, têm-se informações acuradas sobre quais páginas foram as mais acessadas, geraram mais interesse, e se converteram em compras, por exemplo.

Google Webmaster

Ferramenta que permite ao gestor ou dono do site entender, detalhadamente, as funcionalidades para melhorar as posições no buscador. Por meio de avisos específicos, é possível identificar problemas no rastreamento, atualizações pendentes, correções HTML e mudanças no volume de tráfego.

Facebook Insights

Mais uma ferramenta gratuita, mas esta, de uma das redes sociais mais famosas de todo o mundo. É com ela que você poderá auxiliar o gerenciamento da sua página no Facebook, descobrindo o alcance das suas ações e a performance de cada publicação na página.

Seekr

Ferramenta que auxilia você a ter informações precisas sobre o andamento das suas campanhas em redes sociais, como controle de interação com os usuários e, entre outras funcionalidades, a de mapear menções espontâneas sobre a sua empresa.

SEO Moz

Considerada a maior empresa de SEO do mundo, a SEO Moz lança, frequentemente, diversas aplicações para análises e estatísticas das táticas de otimização aplicadas a sites e e-commerces.

Inclusive, há um software específico para gerenciamento intuitivo do SEO, incluindo ferramentas para crawling semanal, recomendações onpage, análise de competidores, dentre outras.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.