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Fidelização de Clientes: Marketing Digital no Pós-Venda

Alguns pensam, equivocadamente, que o marketing digital é uma ferramenta exclusiva para captação de novos clientes. Sim, ele tem essa função, mas vai ainda, muito além: atua na fidelização de antigos consumidores e na retenção dos que acabaram de concluir uma compra.

O lema é o seguinte: sempre existe a possibilidade de estreitar relações com o consumidor de uma marca. E nesse processo, emerge também a oportunidade para identificar as principais necessidades e interesses dos antigos clientes, por um preço muito mais atrativo do que seria investido para a captação de novos.

E-mail marketing protagonizando o pós-venda

Depois de receber o produto solicitado, muitos clientes acabam se esquecendo do nome da empresa. Ao enviar um e-mail de agradecimento ou confirmação de chegada do pedido, a marca amplia os seus vínculos com o consumidor e pode fornecer sugestões de outros produtos baseadas na primeira compra. A meta é incentivá-lo a ficar atento à marca, para aumentar as chances de novas compras e a fidelização de clientes.

Outra excelente tática para ser empregada na etapa pós-venda é a solicitação de sugestões e comentários sobre o produto ou serviço adquirido. Aqui, o principal objetivo é mostrar ao cliente que a empresa não está engajada em somente vender, mas se preocupa com a efetividade do produto.

Um sucinto questionário sobre a experiência de compra será fundamental para entender o que a empresa deve melhorar e como ela pode reverter problemas, em casos de resposta negativa.

Um dos pontos mais significativos na tática de e-mail marketing é a personalização dos e-mails. A aproximação do consumidor com a marca só ocorrerá se ele perceber um tratamento diferenciado e receber sugestões ou informações conforme suas reais necessidades. Por isso, no momento de elaboração do e-mail é imprescindível enviar um conteúdo exclusivo, focado inteiramente, no cliente e não em uma massa deles.

É essencial frisar que o objetivo das ações pós-venda deve convergir na garantia de satisfação do consumidor. Somente assim será possível elaborar campanhas de sucesso e obter o retorno esperado na fidelização de clientes.

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Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.