Categorias
SEO - Otimização de Sites

Frequência de palavras-chave

Se você tem uma pizzaria com um site e pretende vender pizza de calabresa online é fundamental escrever um conteúdo de qualidade sobre esse sabor de pizza, concorda?

Uma técnica antiga de SEO, afirmava que se eu quero vender pizza de calabresa eu tenho que escrever essa palavra-chave o máximo de vezes possível em meu texto.

Logo os buscadores perceberam isso, que estavam sendo “manipulados”, e então criaram um sistema onde conseguem contar quantas vezes uma palavra-chave aparece em um texto (P) e a quantidade de palavras desse mesmo texto (Q).

Então criou-se a fórmula da frequência:

Frequência = (P/Q)*100

Imagine que no texto sobre a pizza de calabresa você usou 200 palavras e repetiu 3 vezes a palavra-chave pizza de calabresa.
Aplicando a fórmula você obteve 1,5% de frequência de palavra-chave.

Frequências de palavras-chave entre 1% e 2% são relativamente seguras. Frequências superiores podem ilustrar uma tentativa clara de manipulação dos buscadores e, portanto seu site poderá ser punido e ter o ranqueamento prejudicado.

Atualmente os buscadores utilizam a semântica para entender o assunto tratado nos sites, porém é fundamental que você utilize palavras-chave, moderadamente, que descrevam seu produto para ajudá-lo nesse processo.

Entenda melhor qual a importância da palavras-chave de SEO.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.