Gafes de marketing nas redes sociais

As redes sociais dominam a internet no mundo de hoje. Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn, enfim, ficaríamos aqui durante muito tempo falando de cada uma. Por ser algo alimentado em tempo real, por qualquer pessoa, demanda atenção para se fazer uma ação de marketing efetiva e cuidadosa. Contudo, há muitos erros que ocorrem nesse tipo de plataforma, na interação entre empreendedores e clientes.

Muitas empresas grandes, inclusive, têm problemas relevantes em seu marketing digital, no que se refere a campanhas e atuação efetiva nas redes sociais. A seguir apresentaremos alguns cases de campanhas fracassadas que, em sua maioria, foram mal concebidas, resultando em gafes que chegaram a arranhar a imagem dessas empresas. É importante conhecer algumas dessas situações, afinal, aprender com os problemas de marcas famosas é inspirador e sempre válido.

Empresas exageram na hora de divulgar sua marca na web

Excesso de Photoshop

A multinacional varejista C&A se viu em maus lençóis após uma foto inocente de lançamento. Sua garota-propaganda era a cantora Preta Gil, conhecida por suas formas exuberantes e sua alegria, e que agora emprestava seu próprio nome a uma coleção. Entretanto, bastou que uma das fotos da campanha fosse postada para uma série de comentários negativos começassem a surgir, alegando que as imagens estavam muito modificadas, com o uso excessivo de Photoshop, chegando a deformar o corpo de Gil, na região do ombro e do pescoço;

Lamber a tela? Não, obrigado!

A empresa do ramo de chocolates Cacau Show fez uma propaganda um pouco incompreensível e de gosto duvidoso. Oferecia uma foto via redes sociais, com uma marcação que dizia “lamba aqui”, afirmando que o usuário seria capaz de sentir o sabor do chocolate. Na ocasião diziam que esse recurso era uma novidade do Facebook. O público se revoltou, chegando até mesmo a ameaçar a marca de processo por propaganda enganosa. Como defesa, a Fan page da marca disse que uma das linhas mestras da Cacau Show era o humor e a diversão;

Desculpem-nos… por nada!

A rede de pizzarias norte-americana Domino’s recebe muitas críticas de clientes. Por conta dessa rotina, uma infeliz coincidência ocorreu. Uma cliente utilizou a Fan page da marca no Facebook para elogiar o serviço. Como réplica, a rede pediu desculpas, afirmando que iam solucionar o ocorrido o mais rápido possível – solicitando, inclusive, que a cliente fizesse contato com o serviço de atendimento ao cliente, com um protocolo. Em seguida, perceberam o erro e desfizeram o engano.

Agente duplo

A área de telefonia está repleta de pessoas que ganham fortunas por serem garotos-propagandas de uma marca, mas serem usuários de outra operadora. Isso ocorreu, ao menos com três pessoas: o apresentador Luciano Huck, que tem contrato de longo prazo com a TIM, mas é usuário da Vivo – e acabou deixando isso escapar ao postar uma imagem da tela de seu celular no Facebook –; a tenista Maria Sharapova, contratada pela Samsung, acabou postando uma imagem de seu iPhone; a cantora Alicia Keys, contratada como diretora de criatividade da BlackBerry, disse, em seu Twitter, preferir o aparelho iPhone.

Já que estamos falando de redes sociais, conheça as marcas campeãs do Facebook.