Categorias
Marketing

Google Meu Negócio: o novo lançamento para pequenas empresas

O Google lançou, no último mês, uma ferramenta que promete auxiliar os empreendedores de pequenas empresas – e o melhor, de forma gratuita.

Batizado de Google Meu Negócio, o produto visa permitir aos empresários as facilidades de cadastro no universo virtual – uma verdadeira “vitrine” que atrai milhões e mais milhões de pessoas diariamente, e isso só no Brasil.

A novidade foi divulgada e teve o seu lançamento no mês de julho. Segundo o diretor de PMEs do Google, Alessandro Andrade“(…) é possível cadastrar sua empresa no mundo on-line em cinco minutos”.

O que significa o cadastro das PMEs no Google Meu Negócio?

De acordo com divulgação do próprio Google, a ferramenta fará uso do Google Maps e da sua rede social oficial, o Google+, para, dessa forma, criar uma interface com os principais dados de determinada pequena empresa.

Além da rápida “inicialização” no mundo virtual, a novidade oferece uma série de facilidades para que o empreendedor tenha controle do que acontece à sua volta, como o monitoramento de quantos usuários têm clicado na sua página da internet e, assim, propor diferentes estratégias de engajamento com os seus consumidores.

Objetivos, possibilidades e alcance do Google Meu Negócio

A utilização da ferramenta pode ser feita tanto via computador quanto por dispositivos portáteis como smartphones ou tablets. Com isso, a empresa espera que se formule uma democratização na presença on-line de empresas de todos os portes e segmentos de atuação.

Ao criar o seu cadastro via Google Meu Negócio, o empreendedor coloca, rapidamente, os dados imprescindíveis da sua companhia para que potenciais clientes entrem em contato com ele, como o nome do empreendimento, o telefone e seu horário de funcionamento, entre outras informações que podem ser cadastradas.

Além disso, uma equipe de consultores está à disposição dos empresários que fizerem uso da ferramenta, podendo sanar possíveis dúvidas por e-mail, videoconferência, chat ou por telefone. São 60 pessoas para compor essa equipe de auxílio, segundo Alessandro Andrade.

A estimativa inicial do Google é que, em cerca de um ano, seis milhões de pequenos negócios nacionais possam ter sido beneficiados com a ferramenta Google Meu Negócio – uma cifra que mal precisa de explicação sobre como gerará retorno para a empresa norte-americana.

Agora que você e sua empresa já deram o pontapé inicial no mundo digital, que tal fazer Links Patrocinados no Google?

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.