Google valoriza mais os Sites Responsivos

Em ocasiões não muito raras, os usuários da rede clicam em resultados de pesquisa nos seus tablets ou smartphones e acabam caindo em uma página com letras muito pequenas e links igualmente minúsculos. O resultado disso é que internauta precisa utilizar a barra de rolagem exaustivamente, para visualizar todo o conteúdo.

A causa do problema é a falta de responsividade do site. Para quem não está familiarizado com o termo, nós explicamos: um site responsivo é aquele que está otimizado para ser visualizado em dispositivos móveis, sem problemas de dimensionamento, navegação e arquitetura de informação.

A experiência de se deparar com um site não responsivo pode ser algo realmente frustrante para o usuário que faz pesquisas na internet via tablets ou smartphones. Por isso, o próprio Google lançou uma medida para evitar problemas nos resultados apresentados nas telas desses dispositivos: um “rótulo” de responsividade adicionado aos links.

Como conquistar esse “rótulo” para o meu site?

A qualificação de responsividade será dada às páginas que atenderem a determinados critérios detectados pelo Googlebot. São eles:

– ausência de extensões que possam prejudicar a navegação em dispositivos móveis. Exemplo: flash;

– textos legíveis o suficiente para serem interpretados sem zoom;

-conteúdo dimensionado no tamanho da tela, de forma que o usuário não precise utilizar excessivamente a barra de rolagem, nem zoom;

– Links posicionados com espaço suficiente para acessá-lo sem dificuldades na tela touch screen;

Conferindo a responsividade

Para garantir que os sites responsivos obedeçam aos critérios estabelecidos pelo Google é necessário fazer o teste de compatibilidade, acessando a página em questão, por um dispositivo móvel.

O designer ou o gestor de otimização deverá observar todos os aspectos de usabilidade do site na pequena tela do aparelho, identificando possíveis falhas. Caso haja dúvidas de como implementar melhorias, o Google Webmaster Tools possui tutoriais atualizados para adaptação de sites em dispositivos móveis.

De acordo com referências do Google, esse rótulo é o primeiro passo para auxiliar aos criadores e otimizadores de sites no provimento de experiências aprimoradas para os usuários mobile. Dessa forma, toda a rede de pesquisa pode ser melhorada e os resultados exibidos alcançarão as expectativas dos internautas.

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