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Lista de Exclusão de Referências do Analytics

Para aqueles que utilizam e analisam os dados do Analytics, é comum verificar tráfego de referência nos relatórios. De forma simples, esse tráfego são os usuários que chegaram a seu site a partir de outra origem, como um link em outro domínio.

Apesar da grande utilidade de identificar a origem dos acessos, é comum aparecerem algumas referências não qualificadas. Por exemplo, é possível que apareçam como referências seu próprio domínio ou até mesmo o site de pagamento externo que o usuário é encaminhado ao realizar uma compra. Isso ocorre, pois o Google entende que outro domínio está fazendo referência para o seu.

Nos dois casos acima, temos referências que dificultam a análise dos dados, pois não conseguimos identificar qual a origem anterior a esses acessos. Vamos pensar no exemplo abaixo:

Usuário Clicou em seu anúncio no Google Adwords > Chegou até a página do Produto em seu Website > Clicou em Comprar > Foi encaminhado para o domínio externo de Pagamento > Retornou para a página de Obrigada em seu website.

No Analytics, no exemplo acima, a venda ou o acesso será contabilizado como origem referencial, quando na verdade a origem inicial foi o anúncio.

Pensando em resolver esse problema, existe a lista de exclusão de referências que entenderemos um pouco mais a seguir.

Como funciona a Lista de Exclusão de Referências?

De forma simplificada, essa ferramenta possibilita indicarmos para o Google quais domínios devem ser desconsiderados como tráfego de referência dos seus relatórios. Desta forma, o Analytics identificará a origem anterior a esse domínio.

No mesmo exemplo citado acima, a venda seria creditada como origem “Google / CPC” e não como Referencial, possibilitando um acompanhamento mais preciso do retorno.

Como adicionar Lista de Exclusão de Referências?

Para adicionar uma lista de exclusão de domínio é bem simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • 1. Logado na sua conta Analytics, clique em “Administrador” localizado no topo da tela;
  • 2. Selecione a conta e a propriedade onde a exclusão deve ser considerada;
  • 3. Na coluna “Propriedades”, clique em “Informações de Acompanhamento”;
  • 4. Clique no sub-menu “Lista de exclusão de referência”.
  • 5. Adicione uma exclusão clicando em “+Adicionar exclusão de referência”.
  • 6. Insira os domínios que deseja excluir e clique em “Salvar”.
  • 7. Pronto! Esse domínio será desconsiderado como referência em seus relatórios.

É importante ressaltar que ao adicionar um domínio na lista de exclusão de referência, todo o domínio e subdomínios associados serão desconsiderados dos relatórios. Por exemplo, ao adicionar exemplo.com à lista, você excluirá automaticamente o subdomínio outro.exemplo.com. Por isso essa lista deve ser adicionada com muito cuidado, evitando a exclusão de uma referência válida que poderia ser acompanhada.

Os acessos creditados ao domínio adicionado antes da alteração não serão alterados. Somente após a inserção na lista o domínio passará a ser desconsiderado.

Dúvidas? Pergunte à um especialista!

Por Jessica Marcelino

Analista SEM da MZclick.