Marketing digital para Restaurantes e Bares

As ações de marketing digital para restaurantes e bares devem ser geolocalizadas, ou seja, seus anúncios e ações de captação devem obedecer um raio geográfico de atuação para que seu investimento ganhe uma melhor exposição e relevância. Para ter sucesso você terá que investir em tráfego pago, tráfego orgânico e conteúdo. Todo cuidado com o espaço físico deve ser replicado no ambiente digital.

Agência de marketing digital para restaurantes e bares

As ações de marketing digital de performance tem o foco em atrair, converter e fidelizar clientes para o seu restaurante ou bar.

Aprimoramento constante

Esse plano é focado em ações de marketing para restaurantes e bares. Adaptaremos essas ideias de acordo com seu posicionamento estratégico.

Geolocalização do público

Todas as estratégias são geolocalizadas e com perfil demográfico definido, ou seja, iremos impactar apenas seu público-alvo, sem desperdício.

Marketing de conteúdo

As ações desse plano estão focadas em Facebook, Instagram e Google. Nossa estratégia é voltada ao marketing de performance e conteúdo!

Diante de tantas inovações no cenário de marketing digital, qual será a receita secreta para o mercado gastronômico ganhar espaço, potencializar suas ações e obter ótimos resultados?

A gastronomia ganha cada vez mais espaço no nosso cotidiano; por reality shows, incentivo a alimentação saudável, ou pelo simples interesse em uma alimentação mais elaborada – também conhecida como “gourmetização das coisas”. Enquanto isso, o ramo de alimentação está repleto de concorrência, seja para quem tem um restaurante ou para quem possui um food truck.

Se sua empresa atua nesse segmento, provavelmente você já sentiu isso na prática. O grau de exigência dos consumidores é cada vez maior, fazendo com que você precise se destacar e oferecer produtos de qualidade para conquistar seu público.

Cabe aos gestores desse mercado, obter um acompanhamento da performance do estabelecimento e também serem bons estrategistas de marketing, para garantir a demanda sempre constante e se destacarem entre tantas ofertas. É aí que o marketing digital entra em cena, visto que não basta oferecer o melhor prato ou o mais barato.

Nesse processo é muito importante saber explorar todos seus canais digitais e entender quais proporções podem ser alcançadas com eles, de maneira que seja possível atingir potenciais clientes; isso vai fazer com que as pessoas que não conhecem seu negócio, possam saber um pouco mais sobre ele.

E se você já sabe seu público-alvo, melhor ainda! Assim será possível segmentar o público e direcionar a comunicação digital a ele de uma forma muito mais assertiva. Caso não saiba, o ideal é fazer uma análise, identificá-lo e dar início a uma ação que possa atingi-lo estrategicamente.

marketing digital para restaurantes e bares transforma necessidades em desejos, fazendo com que a gastronomia transfira significados sensoriais e emocionais para seus clientes. Uma das diversas possibilidades é apostar em fotos caprichadas a fim de atrair a atenção de quem se interessa pelo seu produto.

Sim, é preciso investir financeiramente para atingir mais pessoas com as suas publicações, anúncios e campanhas, visto que no alcance orgânico nessas plataformas é menos efetivo.

O conteúdo é essencial para um bom posicionamento nas ferramentas de busca e para gerar engajamento dos visitantes, então se dedicar a um blog e também nas mídias sociais, oferecendo materiais ricos e de qualidade, são grandes aliados na geração de leads e também na manutenção do relacionamento com quem já é cliente.

Diante desse cenário a MZclick pode oferecer a empresários e estabelecimentos que desejam se manter ativos no mercado, estratégias de marketing online gastronômico, que agreguem valor a seus produtos e reconhecimento ao seu negócio.

Vídeo: 10 dicas de marketing digital para bares e restaurantes

Marketing no Facebook e Instagram

Objetivo: Gerar maior reconhecimento do estabelecimento e impulsionar vendas.

Dados importantes sobre o Facebook:

  • O Facebook possui mais de 58 milhões de visitantes únicos mensais no Brasil.
  • Responsáveis por 68% do total de publicações no Facebook, os posts que que incluem fotografias geram 83% de engajamento.
  • Vídeos no Facebook estão ganhando larga escala de crescimento.
Vídeo: Facebook Ads e Instagram Ads para bares e restaurantes

10 ações iniciais para seu restaurante ou bar no Facebook e Instagram:

Não podemos vender seu estabelecimento o tempo todo, devemos ser interessantes. Buscar engajamento local e então vendas.

Receitas semanais

Não precisamos publicar sua receita principal, mas publicar receitas vinculadas ao chef pode trazer bastante curiosidade, principalmente se for em formato vídeo.

Fã da semana

Escolha um cliente recorrente e faça um convite para ele conhecer sua cozinha, convide-o para almoçar ou jantar por sua conta, tire fotos e publique em sua página.

Fazer perguntas

Qual seu prato favorito: prato A ou prato B? Você prefere bebida A ou bebida B? Qual a melhor sobremesa? A ideia é buscar a interação com seus clientes.

Publicar fatos interessantes

Quantas unidades de um determinado produto seu estabelecimento usa em 1 ano? Qual distância nossos garçons percorrem por mês? Quantos litros de água os seus clientes bebem durante uma noite?

Apresente as pessoas que trabalham com você

O que acontece nos bastidores do restaurante e do bar? Quais as músicas que você mais toca?

Monitorar a presença

Iremos cadastrar sua marca em algumas ferramentas para encontrar quem está falando sobre você. Assim teremos a possibilidade de tomar ações positivas sobre o fato.

Mantenha a transparência

Ninguém é perfeito! Fique pronto para responder elogios e críticas. Apagar um comentário negativo não é o melhor caminho. O importante é manter um tom de voz único nas respostas e atender rapidamente seus clientes.

História dos pratos e ingredientes

Qual a origem de um prato? Onde você busca seus ingredientes? Tenha fotos deliciosas dos seus pratos e dos seus ingredientes. Contrate um fotógrafo experiente para realizar esse serviço.

Wi-Fi

Tenha um Wi-Fi grátis e incentive os clientes a publicarem suas impressões no Facebook, Instagram, Google, YouTube e outras redes. Isso gera relevância para outros clientes.

Promoções

Publique promoções sazonais, condições especiais, semanas temáticas, cupom de desconto especial para seguidores, etc. A ideia aqui é vender seu bar ou restaurante.

Marketing no Google

Objetivo: Ser encontrado no maior buscador do mundo e em alguns aplicativos.

Antes de iniciar as sugestões, tenha em mente que seu site deverá ter a versão para celular (responsiva) 100% funcionando, pois grande parte das pessoas pesquisam restaurantes utilizando seu dispositivo móvel.

Importante: A MZclick é uma agência parceira Google. Fato que comprova nossa experiência com a gestão de campanhas Google, além de atestar nosso compromisso com o resultado.

Vídeo: 5 dicas de Google marketing para bares e restaurantes

5 ações para seu restaurante no Google + 1 ação de CRM (Customer Relationship Management):

Cadastro em diretórios

Google Meu Negócio, TripAdvisor e outros. O cadastro criterioso e focado em SEO local, fará com que seu restaurante apareça organicamente nos resultados Google e em determinados aplicativos.

SEO para restaurantes e bares

Vídeo: SEO para bares e restaurantes

Anúncio geolocalizado para celular

Realizar campanhas no Google Ads para destacar seu bar ou restaurante no momento que alguém faz uma busca no Google. A ideia é programar os anúncios próximos aos horários das refeições para aproveitar melhor o orçamento e conquistar mais clientes.

Influenciadores digitais

Buscar pessoas engajadas, em seu local de atuação, e oferecer um jantar ou uma bebida em troca de uma avaliação online. Essa ação pode alavancar seu restaurante ou bar para os seguidores dessa pessoa, fazendo com que sua exposição no Google cresça naturalmente.

Retargeting

O cliente visitou seu site, viu seu vídeo ou curtiu uma publicação em sua rede social? Não importa a forma como ele interagiu com sua marca, nós podemos mapear esse comportamento e oferecer banners promocionais do seu restaurante ou bar durante a navegação dele pela internet.

E-mail marketing

Ação 100% focada em relacionamento com o cliente (CRM). Aqui é o momento de manter sua base bem informada sobre os fatos importantes e curiosos do restaurante ou bar. Um envio de e-mail bem feito e segmentado é capaz de gerar fidelização e novas visitas em seu estabelecimento. Podemos enviar promoções especiais para aniversariantes do dia, por exemplo.

Vídeo: E-mail marketing para bares e restaurantes

Crie uma lista de e-mail segmentada

Não adicione qualquer e-mail, ou compre listas, pois isso não trará resultados. Você precisa de pessoas que estão interessadas ou já conhecem seu bar ou restaurante. Comece com e-mails de clientes da casa, que foram previamente cadastrados, e inicie um processo de captura hoje! Peça o e-mail do seu cliente com algum mecanismo, por exemplo: Qual a data do seu aniversário? Enviaremos por e-mail um mimo especial na ocasião! Só não esqueça de mandar!

Formulários no site

Inclua uma caixa, em seu site, para capturar e-mails. Crie uma promoção com descontos, ofertas especiais e peça o e-mail para validar a oferta.

Landing page

Você pode ter uma página especial explicando como as pessoas podem comemorar seu aniversário em seu bar ou restaurante. Nessa página explore as promoções e vantagens desse evento, explique a mecânica e peça um cadastro simples para dar acesso a mais informações. Pronto! Você iniciou uma base de e-mails segmentada para aniversariantes.

Datas sazonais

Você deve criar um calendário com as principais datas sazonais para explorar em seus e-mails. Além das datas tradicionais como Natal e Ano Novo, pense em jogos ao vivo e outras ações relacionadas com eventos específicos.

Cuidado para não ficar apenas na comunicação comercial/promocional! Você pode optar por enviar uma receita especial para a páscoa, por exemplo.

Incentivar o compartilhamento

Sim! É possível criar uma ação de compartilhamento de e-mail. Vamos imaginar que você terá um evento sobre a final de um campeonato de futebol. Você pode informar no e-mail que você irá oferecer um desconto para grupos acima de 4 pessoas e inserir um link para compartilhar o e-mail. Pronto! Você compartilha seu e-mail e ainda aumenta sua base de contatos.

Tenha uma ferramenta de e-mail

Todas as ações acima, geram uma entrega maior e uma organização maior com uma ferramenta específica. Existem várias no mercado e eu posso ajudar no processo de escolha. Deixe uma mensagem que eu entro em contato.

Faça o cadastro no concorrente

Seu concorrente pode gerar uma série de ideias para seu bar ou restaurante. Faça a inscrição na base de e-mails do seu concorrente e fique atento!

Ideias de e-mail marketing para bares e restaurantes

  • E-mail de abertura: Sempre que alguém preencher um formulário em seu site, envie um e-mail automático mostrando os diferenciais do seu bar ou restaurante. Explique seu menu, horário de funcionamento, endereços, se o cliente pode pedir on-line e também alguma promoção pontual.
  • Crie uma ideia de exclusividade: Usar a frase “Você é o primeiro a saber…” cria um senso de exclusividade e mostra que vale a pena permanecer assinando sua lista.
  • Abordagem pessoal: Envie uma mensagem de feliz aniversário, por exemplo.
  • Segmente por interesse: Uma pessoa vegetariana talvez não queira receber uma receita de fraldinha!
  • Música ao vivo: Explore sua programação.
  • Eventos: Caso você tenha aulas sobre como fazer um bom churrasco, divulgue isso para sua base de e-mails.

Sempre dê algo para os clientes: Ao invés de escrever “Meu restaurante está aberto desde 1990 oferecendo as melhores massas…”, prefira escrever “Quer provar um nhoque perfeito? Tenha 10% de desconto ao levar esse e-mail…”. Depois você pode explorar dados institucionais.

Regularidade

Enviar e-mails com regularidade é a chave para que as pessoas lembrem do seu bar ou restaurante.
As pessoas buscam esse padrão, mesmo que de forma inconsciente!