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O que é marketing? Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tem valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

O que é marketing segundo Kotler?

O marketing segundo Kotler envolve identificar e satisfazer as necessidades do seu público-alvo gerando lucro. Pergunte sempre: O que seu cliente quer? Qual atributo do seu produto ou serviço é relevante? Como posso desenvolver minha oferta, utilizando tecnologia e desenvolvimento, para adequar as necessidades do meu cliente?

  • Seu cliente procura qualidade técnica?
  • Preço?
  • Facilidade de uso?
  • Disponibilidade?
  • Atendiemento?

Eras do Marketing

Era da produção

Duas coisas importavam: o produto e a produção. Como não existiam muitos produtos, quanto mais produtos eram produzidos melhor!

Era de vendas

Só produzir não era mais suficiente! Essa era ocorre entre os anos 20 até os anos 60. Era preciso vender produtos mesmo que o consumidor não precisasse dele, foco em liberar estoques.

Era do marketing

A concorrência surge e logo foi necessário criar métodos diferentes para venda. O consumidor virou o foco! Era preciso entender os hábitos de compra e como influenciá-los. A era do marketing nasceu após os anos 50 e agora contava com áudio e vídeo para levar mensagens: a televisão.

Era do relacionamento

Apenas entender o consumidor de forma genérica não basta! É preciso buscar um relacionamento constante durante todo o processo de compra e pós-venda. A internet revolucionou a forma como os clientes buscam informações! Eles buscam opiniões com amigos reais e virtuais, participam de comunidades, blogs, canais de vídeos, conversam diretamente com as empresas. Nessa era não devemos entender apenas a massa de consumidores, agora é possível entender o indivíduo, suas particularidades e necessidades. Relacionar para fidelizar!

Tudo sobre marketing

Segue um resumo, por tópicos, dos principais conceitos de marketing:

  • Conceitos centrais do marketing.
    • Entenda as necessidades, desejos e demandas.
    • Defina um mercado.
    • Crie um posicionamento e segmentação.
    • Analise o ambiente do marketing.
    • Analise seu mercado e sua indústria.
  •  Planos de marketing
    • Estude o que é valor para seu cliente.
    • Crie um plano estratégico.
    • Faça uma análise PEST.
    • Faça uma análise SWOT.
  • Previsão da demanda
    • Avalie registros internos.
    • Cruze dados internos com dados externos.
  • Pesquisa de marketing
    • Entenda seu cliente a fundo.
    • Pesquise o comportamento do consumidor.
  • Gere fidelidade
  • Crie brand equity – Desenvolva sua marca.
  • Observe os concorrentes.
  • Desenvolva produtos, serviços e categorias.
  • Saiba precificar.
  • Faça uma boa escolha de canais
    • Integração e sistemas
    • Gerencie conflitos
    • Treinamento e atendimento
  • Faça promoções com inteligência
  • Avalie novos mercados

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