O Papel do E-mail Marketing

Em resumo, o e-mail marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, anteriormente já foi visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência, por essa razão, era considerado uma forma de comunicação invasiva.
Hoje os profissionais de marketing já reconhecem que o e-mail marketing é uma das maneiras mais pessoais e poderosas de se comunicar com consumidores, e buscam através dele, estreitar suas relações com seu público.

Qual o papel do e-mail marketing na sua estratégia?

O e-mail marketing é muito mais que uma comunicação comercial ou uma abordagem promocional. Quando um usuário se cadastra para receber os conteúdos e novidades de uma determinada empresa, ele dá abertura para que a empresa se comunique com ele frequentemente, oferecendo seu conteúdo relevante. Essa abertura para conversa é semelhante a mesma que damos a colegas de trabalho, amigos e familiares, afinal, alguma vez você já trocou e-mail com essas pessoas certos?

Mas o que isso tem a ver? Simples. Isso só reforça o quanto o e-mail marketing é uma ferramenta de relacionamento. Em uma estratégia de marketing, esse ponto é muito importante, afinal, ele se transformar num canal de comunicação pessoal com potenciais clientes, o que pode significar resultados excelentes.

Como?

Promovendo Conteúdos

Quem trabalha com blog sabe da importância de promover o conteúdo nele produzido. Esse objetivo pode ser alcançado através de vários canais e o e-mail marketing é um deles. O envio de newsletter, por exemplo, pode contribuir para a popularidade do seu site, através do aumento dos acessos.

Engajando os leads

Se um usuário aceita receber e-mails da sua empresa, sua expectativa é manter um contato frequente com você. Por esse motivo, o e-mail marketing é frequentemente utilizado nas estratégias de marketing digital. Ele permite que seus leads lembrem-se sempre de você, impedindo que sua marca caia no esquecimento.

Manutenção de Leads

Nutrir os leads é uma tarefa muito importante, pois só assim é possível transformá-los em clientes. O e-mail marketing é o canal mais indicado nesse processo, pois permite que você envie mensagens personalizadas para os contatos certos, nos momentos oportunos. Dessa maneira você pode educar seus contatos e estreitar o relacionamento com eles.

Vendendo

Sem dúvidas você já recebeu e-mail de empresas, oferecendo promoções e ofertas imperdíveis, certo?
Empresas de diversos ramos, como de passagens aéreas ou vestuário costumam utilizar esse canal para aumentar as vendas. O fato de receber de maneira personalizada, ofertas rápidas e de produtos considerados imperdíveis (como uma boa promoção de passagens aéreas, por exemplo) cria um senso de urgência e influencia a compra do consumidor.

Se relacionando

Após a finalização da compra, o seu contato com o cliente deve acabar? De jeito nenhum.
É exatamente nesse momento que esse contato deve ser estreitado. O pós-venda é de suma importância e a oportunidade ideal para encantá-los e fidelizá-los.
Clientes satisfeitos são clientes mantidos, e mais, clientes que podem trazer novos clientes.
Por isso, aproveite o e-mail marketing para continuar mantendo esse relacionamento ativo, levando conteúdos relevantes, além de descontos e promoções personalizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *