O que é Link Building

O Link Building é basicamente um conjunto de técnicas de SEO responsável pela conquista de links externos. Esses links auxiliam a navegabilidade da internet e ajudam a melhorar a popularidade do site nos mecanismos de busca, além de gerar potencial tráfego para o site.

Por que o Link Building é tão importante?

O Google calcula a reputação da autoridade de um determinado site pelos links que ele recebe. Os links ganham tanta importância porque são fundamentais na internet e ganham relações com outros sites. Desta maneira, quando uma página tem um link para outra, ela mostra que a página indicada é confiável.

Como o Google avalia os links

Para determinar o link de uma página à outra, o Google leva em consideração diversos fatores, dentre eles, estão:

  • O texto que aparece no link: Esse texto é também conhecido como texto âncora. E é este texto descritivo que faz com que os buscadores entendam que o link de destino refere-se a determinado tema.
  • O contexto em que o link aparece: Para o Google levar em consideração os links externos que cada site recebe, ele avalia a qualidade e o contexto do link. Links sem qualidade e/ou sem contexto não possuem o mesmo valor que links extremamente relevantes e de sites com temas comuns.
  • O link é Follow ou Nofollow: Os links com atributos follow indicam aos buscadores que eles devem seguir esse links e reputá-los com popularidade. Já os links com atributos nofollow indicam para os motores de busca o contrário, ou seja, indica que determinados links não devem ser considerados para aplicações de otimização de sites. Basicamente, os atributos follow e nofollow indicam se o Google deve ou não levar em consideração aquele link para atribuir relevância ao site de destino.

De forma resumida, podemos entender que os buscadores consideram links que são realmente relevantes. Quanto melhor, maior e mais dentro do contexto for o site que referencia o seu, melhor.

MZclick: Consultoria SEO e Curso de SEO.