goto-search
Link patrocinado:
É resumidamente um grupo de palavras-chave patrocinadas, ou seja, quando um usuário utiliza um buscador e insere uma palavra-chave patrocinada, seu anúncio aparece e você só paga quando ele realizar um clique sobre seu anúncio. Link patrocinado é uma estratégia de search marketing – SEM – que pode ser utilizada para aumentar as conversões, leads, realizar projetos de branding, e muitas outras possibilidades.

Geralmente, associado aos links patrocinados, você poderá ver a sigla PPC que significa pay per click ou a sigla CPC que significa custo por clique.

Além do conceito de links patrocinados

Você se lembra qual foi o primeiro dia em que clicou em um link patrocinado?

O conceito de link patrocinado revolucionou a área de buscas online e possibilitou oportunidades de novos negócios em diversas áreas.

Talvez o próprio e-commerce, tão difundido como conhecemos atualmente, não seria possível sem o conceito de links patrocinados.

A ideia principal dos links patrocinados é ter seu custo baseado no valor do clique, ou seja, você seleciona um grupo de palavras-chave e paga apenas quando alguém clicar em um resultado de busca.

Vamos entender um pouco da história dos links patrocinados

[tabs]
[tab title=”1990″]
A primeira ferramenta de busca foi o Archie, criada em 1990. O Archie foi criado para encontrar programas em servidores de FTP e não para indexar sites.
[/tab]
[tab title=”93″]
Em 1993 Matthew Gray criou o primeiro robô de buscas (Wandex), que capturava URLs e tinha o objetivo de medir o tamanho da web.
[/tab]
[tab title=”94″]
O Yahoo! nasce em 1994 e seus criadores Jerry Yang e David Filo tinham como objetivo criar uma lista de sites favoritos.
[/tab]
[tab title=”95″]
O Cadê? surge em 1995 e era o principal buscador brasileiro, criado por Fábio Oliveira e Gustavo Viberti.
[/tab]
[tab title=”98″]
Em 1998, Larry Page e Sergey Brim, criaram o Google que contava com o sistema de PageRank (sistema de indexação e ranqueamento famoso até hoje). Nesse mesmo ano surge a GoTo.com, criada por Bill Gross, que mudou completamente o mundo de search com o conceito patenteado de leilão de anúncios, surgem os links patrocinados.
Bill Gross criou o link patrocinado, pois estava insatisfeito com o modelo de CPM (custo por mil), forma tradicional de cobrança de banners em portais. Ele considerava o CPM uma forma cara e improdutiva.
[/tab]
[tab title=”00″]
No livro “A Busca” John Battelle mostra que o Google chegou a recusar o conceito de links patrocinados, porém em 23 de Outubro de 2000 o Google lança o Google Adwords.
Veja a nota oficial de lançamento: http://bit.ly/lancamento-google-adwords
[/tab]
[tab title=”01″]
Em 2001 a GoTo.com passou a chamar-se Overture.
[/tab]
[tab title=”02″]
Em 2002 a Yahoo! compra o Cadê? e o Google Adwords é processado por infração de patente com relação aos links patrocinados.
[/tab]
[tab title=”04″]
Em 2004 a Yahoo! compra a Overture. Nesse mesmo ano a Microsoft lança o novo MSN Search.
No dia 19 de Outubro de 2004, a Info anunciou que a Overture iniciava as operações no Brasil.
O escritório brasileiro da Overture é o primeiro na América Latina e o 15° no mundo.
[/tab]
[tab title=”2005″]
Em 2005 Agenor Castro, então diretor de marketing da Overture, fez a seguinte declaração:
“Ele (links patrocinados) é muito aceito pelas pequenas e médias empresas porque é uma forma eficiente de falar diretamente com o consumidor.
Além disso, é uma mídia de baixo custo, pois o anunciante pode iniciar uma campanha de links patrocinados com apenas R$ 90,00”.
[/tab]
[/tabs]

O que é link patrocinado?

[info_box]
Compartilhe o infográfico da história dos links patrocinados diretamente no seu site ou blog! Copie e cole o trecho de código abaixo:

[/info_box]

Personagem importante na história dos links patrocinados no Brasil

Como podemos ver no infográfico acima, Agenor Castro – diretor de marketing do Yahoo! Canada – teve uma bela percepção sobre os links patrocinados e por esse motivo o procuramos para um bate-papo, veja abaixo!

Entrevista com Agenor Castro, diretor de marketing do Yahoo! Canada

Qual seu cargo atual no Yahoo! e fale um resumo da sua carreira?

Eu sou diretor de marketing do Yahoo! Canada. Comecei a trabalhar com desenvolvimento de sistemas corporativos na decada de 80. Em 1995 produzi o primeiro evento sobre Internet no Brasil – Internet Forum, e fui editor técnico da primeira revista sobre Internet – Internet World. Em 1998 fui assessor de marketing de diversas empresas entre elas o Cadê?, até a sua venda em 2000 para a Starmedia. Em 2004, como responsavel pelo marketing lancei a Overture no Brasil, que mais tarde se chamaria Yahoo! Search Marketing. Desde 2008 tenho sido o responsável de marketing pelas iniciativas das diversas áreas de negócio e produtos do Yahoo! no Brasil e na America Latina. Em 2011 assumi a direção de marketing do Yahoo! no Canadá, onde estou até o momento.

No dia 19 de Outubro de 2004, a Info anunciou que a Overture iniciava as operações no Brasil. Você já estava a frente do negócio nessa época? Como era a concorrência com o Google?

Sim, lançamos a Overture em outubro de 2004 no Brasil e mais tarde em outros paises da America Latina. Na época em que lançamos, o Google ainda preparava a sua entrada no país. Nosso principal concorrente era o TeRespondo (que o Yahoo! adquiriu em 2005) que mantinha a principal fatia de anunciantes e parceiros no Brasil e com operacao em outros países da America Latina. Quando lançamos a Overture, só o fizemos quando nosso modelo de negócios estava 100% nacionalizado – ou seja, os anunciantes pagavam com moeda local, atraves de boleto bancário ou cartao de credito, e nossos parceiros de distribuição recebiam tambem em moeda local, e com a operação totalmente concentrada no Brasil, desde suporte aos nossos clientes até equipe editorial que suportava e sugeria melhorias nas campanhas dos grandes clientes.

Atualmente o Yahoo tem uma parceria com o Bing no sistema de search, essa parceria é uma estratégia para “brigar” com o Google? Você acredita que o Google poderá ser alcançado ou ultrapassado um dia? O Yahoo tem essa pretensão?

Sim, o Yahoo! possui uma parceria tecnologica e de negócios com a Microsoft para a utilização do sistema de busca Bing e do sistema de gerenciamento de campanhas AdCenter. O objetivo da parceria é permitir ao Yahoo! concentrar-se nas suas principais áreas de negócio e permitir à Microsoft investir na tecnologia de busca. Além do sistema de publicação de anuncios, somente o backend de busca é Bing. Todo o front end da busca no Yahoo! é tecnologia própria. É fundamental para o Yahoo! que a experiência dos seus usuários seja única e diferenciada.
O mercado Internet é bastante dinâmico. Oportunidades de novos negócios surgem a cada dia. Há 5 anos atrás era impossivel prever o poder da mídia social hoje. É importante avaliar e comparar empresas dentro dos seus segmentos de negócios e mercados. Google é uma empresa de busca. Sua receita é proveniente da venda de anuncios nas páginas de resultado de busca. O Yahoo! é uma empresa de mídia. Oferecemos conteúdo exclusivo, personalizado e diferenciado para os nossos usuários. Nossa receita é também proveniente da venda de espaço publicitário e a busca tem participação relevante mas não é a única. Ou seja, é muito difícil responder a sua pergunta entendendo que estamos falando de uma indústria que está em contante mudança. O Yahoo! tem a pretenção de ser a melhor empresa de mídia digital do mundo e oferecer aos seus usuários a melhor experiência, com o melhor conteúdo e em qualquer plataforma.

Em sua opinião, como será o futuro dos links patrocinados? O modelo permanecerá?

O mundo da publicidade digital está sempre em constante mudança. Novas tecnologias de targeting, mais dados a disposição das empresas para melhor otimizar os investimentos dos anunciantes e a experiencia dos consumidores, novas interfaces de gerenciamento de campanha, redes de anúncios. Novos formatos de conteúdo como vídeo nas diversas novas plataformas, como celulares e tablets, crescem e demandarão novos formatos publicitários que façam sentido para o negócio dos anunciantes, agências, empresas de mídia e principalmente para os consumidores. O modelo do link patrocinado é basicamente o pagamento por click aliado à tecnologia de targeting X conteúdo, se ele permanecerá só podemos dizer que sim caso continue oferecendo vantagens para o ecosystema da publicidade digital. O que tem sido até o momento.

Conheça as páginas iniciais históricas do Google, Overture e Goto

[raw]
[accordions]
[accordion title=”GoTo 1998″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 1999″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2000″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2001″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2002″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2003″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2004″]

[/accordion]
[accordion title=”Yahoo! Overture 2005″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2005″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2006″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2007″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2008″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2009″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2010″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2011″]

[/accordion]
[accordion title=”Google 2012″]

[/accordion]
[/accordions]
[/raw]

Conclusão

Observamos mudanças a velocidades incríveis, o mundo digital evolui constantemente e olhar seu breve lado histórico é muito importante para então concluirmos que a lógica permanece. As pessoas querem receber a informação correta e personalizada. A quantidade de informação disponível ajudou, ajuda e ajudará cada vez mais a cumprimos esse papel. Comunicar com precisão no momento certo.