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Links Patrocinados

O que é link patrocinado?

Link patrocinado:
É resumidamente um grupo de palavras-chave patrocinadas, ou seja, quando um usuário utiliza um buscador e insere uma palavra-chave patrocinada, seu anúncio aparece e você só paga quando ele realizar um clique sobre seu anúncio. Link patrocinado é uma estratégia de search marketing – SEM – que pode ser utilizada para aumentar as conversões, leads, realizar projetos de branding, e muitas outras possibilidades.

Geralmente, associado aos links patrocinados, você poderá ver a sigla PPC que significa pay per click ou a sigla CPC que significa custo por clique.

Além do conceito de links patrocinados

Você se lembra qual foi o primeiro dia em que clicou em um link patrocinado?

O conceito de link patrocinado revolucionou a área de buscas online e possibilitou oportunidades de novos negócios em diversas áreas.

Talvez o próprio e-commerce, tão difundido como conhecemos atualmente, não seria possível sem o conceito de links patrocinados.

A ideia principal dos links patrocinados é ter seu custo baseado no valor do clique, ou seja, você seleciona um grupo de palavras-chave e paga apenas quando alguém clicar em um resultado de busca.

Vamos entender um pouco da história dos links patrocinados

1990
A primeira ferramenta de busca foi o Archie, criada em 1990. O Archie foi criado para encontrar programas em servidores de FTP e não para indexar sites.

93
Em 1993 Matthew Gray criou o primeiro robô de buscas (Wandex), que capturava URLs e tinha o objetivo de medir o tamanho da web.

94
O Yahoo! nasce em 1994 e seus criadores Jerry Yang e David Filo tinham como objetivo criar uma lista de sites favoritos.

95
O Cadê? surge em 1995 e era o principal buscador brasileiro, criado por Fábio Oliveira e Gustavo Viberti.

98
Em 1998, Larry Page e Sergey Brim, criaram o Google que contava com o sistema de PageRank (sistema de indexação e ranqueamento famoso até hoje). Nesse mesmo ano surge a GoTo.com, criada por Bill Gross, que mudou completamente o mundo de search com o conceito patenteado de leilão de anúncios, surgem os links patrocinados.

Bill Gross criou o link patrocinado, pois estava insatisfeito com o modelo de CPM (custo por mil), forma tradicional de cobrança de banners em portais. Ele considerava o CPM uma forma cara e improdutiva.

2000
No livro “A Busca” John Battelle mostra que o Google chegou a recusar o conceito de links patrocinados, porém em 23 de Outubro de 2000 o Google lança o Google Adwords.

Veja a nota oficial de lançamento: http://bit.ly/lancamento-google-adwords

2001
Em 2001 a GoTo.com passou a chamar-se Overture.

2002
Em 2002 a Yahoo! compra o Cadê? e o Google Adwords é processado por infração de patente com relação aos links patrocinados.

2004
Em 2004 a Yahoo! compra a Overture. Nesse mesmo ano a Microsoft lança o novo MSN Search.

No dia 19 de Outubro de 2004, a Info anunciou que a Overture iniciava as operações no Brasil. O escritório brasileiro da Overture é o primeiro na América Latina e o 15° no mundo.

2005
Em 2005 Agenor Castro, então diretor de marketing da Overture, fez a seguinte declaração:
“Ele (links patrocinados) é muito aceito pelas pequenas e médias empresas porque é uma forma eficiente de falar diretamente com o consumidor.

Além disso, é uma mídia de baixo custo, pois o anunciante pode iniciar uma campanha de links patrocinados com apenas R$ 90,00”.

O que é link patrocinado?
Compartilhe o infográfico da história dos links patrocinados diretamente no seu site ou blog! Copie e cole o trecho de código abaixo:

Personagem importante na história dos links patrocinados no Brasil

Como podemos ver no infográfico acima, Agenor Castro – diretor de marketing do Yahoo! Canada – teve uma bela percepção sobre os links patrocinados e por esse motivo o procuramos para um bate-papo, veja abaixo!

Entrevista com Agenor Castro, diretor de marketing do Yahoo! Canada

Qual seu cargo atual no Yahoo! e fale um resumo da sua carreira?

Eu sou diretor de marketing do Yahoo! Canada. Comecei a trabalhar com desenvolvimento de sistemas corporativos na decada de 80. Em 1995 produzi o primeiro evento sobre Internet no Brasil – Internet Forum, e fui editor técnico da primeira revista sobre Internet – Internet World. Em 1998 fui assessor de marketing de diversas empresas entre elas o Cadê?, até a sua venda em 2000 para a Starmedia. Em 2004, como responsavel pelo marketing lancei a Overture no Brasil, que mais tarde se chamaria Yahoo! Search Marketing. Desde 2008 tenho sido o responsável de marketing pelas iniciativas das diversas áreas de negócio e produtos do Yahoo! no Brasil e na America Latina. Em 2011 assumi a direção de marketing do Yahoo! no Canadá, onde estou até o momento.

No dia 19 de Outubro de 2004, a Info anunciou que a Overture iniciava as operações no Brasil. Você já estava a frente do negócio nessa época? Como era a concorrência com o Google?

Sim, lançamos a Overture em outubro de 2004 no Brasil e mais tarde em outros paises da America Latina. Na época em que lançamos, o Google ainda preparava a sua entrada no país. Nosso principal concorrente era o TeRespondo (que o Yahoo! adquiriu em 2005) que mantinha a principal fatia de anunciantes e parceiros no Brasil e com operacao em outros países da America Latina. Quando lançamos a Overture, só o fizemos quando nosso modelo de negócios estava 100% nacionalizado – ou seja, os anunciantes pagavam com moeda local, atraves de boleto bancário ou cartao de credito, e nossos parceiros de distribuição recebiam tambem em moeda local, e com a operação totalmente concentrada no Brasil, desde suporte aos nossos clientes até equipe editorial que suportava e sugeria melhorias nas campanhas dos grandes clientes.

Atualmente o Yahoo tem uma parceria com o Bing no sistema de search, essa parceria é uma estratégia para “brigar” com o Google? Você acredita que o Google poderá ser alcançado ou ultrapassado um dia? O Yahoo tem essa pretensão?

Sim, o Yahoo! possui uma parceria tecnologica e de negócios com a Microsoft para a utilização do sistema de busca Bing e do sistema de gerenciamento de campanhas AdCenter. O objetivo da parceria é permitir ao Yahoo! concentrar-se nas suas principais áreas de negócio e permitir à Microsoft investir na tecnologia de busca. Além do sistema de publicação de anuncios, somente o backend de busca é Bing. Todo o front end da busca no Yahoo! é tecnologia própria. É fundamental para o Yahoo! que a experiência dos seus usuários seja única e diferenciada.
O mercado Internet é bastante dinâmico. Oportunidades de novos negócios surgem a cada dia. Há 5 anos atrás era impossivel prever o poder da mídia social hoje. É importante avaliar e comparar empresas dentro dos seus segmentos de negócios e mercados. Google é uma empresa de busca. Sua receita é proveniente da venda de anuncios nas páginas de resultado de busca. O Yahoo! é uma empresa de mídia. Oferecemos conteúdo exclusivo, personalizado e diferenciado para os nossos usuários. Nossa receita é também proveniente da venda de espaço publicitário e a busca tem participação relevante mas não é a única. Ou seja, é muito difícil responder a sua pergunta entendendo que estamos falando de uma indústria que está em contante mudança. O Yahoo! tem a pretenção de ser a melhor empresa de mídia digital do mundo e oferecer aos seus usuários a melhor experiência, com o melhor conteúdo e em qualquer plataforma.

Em sua opinião, como será o futuro dos links patrocinados? O modelo permanecerá?

O mundo da publicidade digital está sempre em constante mudança. Novas tecnologias de targeting, mais dados a disposição das empresas para melhor otimizar os investimentos dos anunciantes e a experiencia dos consumidores, novas interfaces de gerenciamento de campanha, redes de anúncios. Novos formatos de conteúdo como vídeo nas diversas novas plataformas, como celulares e tablets, crescem e demandarão novos formatos publicitários que façam sentido para o negócio dos anunciantes, agências, empresas de mídia e principalmente para os consumidores. O modelo do link patrocinado é basicamente o pagamento por click aliado à tecnologia de targeting X conteúdo, se ele permanecerá só podemos dizer que sim caso continue oferecendo vantagens para o ecosystema da publicidade digital. O que tem sido até o momento.

Conheça as páginas iniciais históricas do Google, Overture e Goto

GoTo 1998

Google 1999

Google 2000

Google 2001

Google 2002

Google 2003

Google 2004

Yahoo! Overture 2005

Google 2005

Google 2006

Google 2007

Google 2008

Google 2009

Google 2010

Google 2011

Google 2012

Conclusão

Observamos mudanças a velocidades incríveis, o mundo digital evolui constantemente e olhar seu breve lado histórico é muito importante para então concluirmos que a lógica permanece. As pessoas querem receber a informação correta e personalizada. A quantidade de informação disponível ajudou, ajuda e ajudará cada vez mais a cumprimos esse papel. Comunicar com precisão no momento certo.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.