Categorias
Marketing

Omni-channel

Encontrar promoções iguais, comprar online e retirar o produto na loja física, ver preços e condições idênticas na loja online e física. Comprar onde quiser / como quiser e obter um único atendimento. De forma resumida esse é o conceito omni-channel.

A tecnologia é a chave! O varejo precisará investir pesado em tecnologia para conseguir esse tipo de atendimento ao cliente, tudo precisará ser 100% integrado.

Não faz mais sentido algum chegar à loja física da marca X e encontrar o mesmo produto do site com um preço diferente. Não é uma tarefa extremamente simples, será necessário que o varejo desenvolva ainda mais uma competência tecnológica para atender essa demanda que já é crescente fora do Brasil.

É o caso da rede de lojas de moda Hointer. Nessa rede de lojas a experiência de compra é levada para um novo patamar! A loja física recebe uma injeção de tecnologia e integração com o mundo online.

Essa tecnologia permite que uma loja de brinquedos, por exemplo, mude seu conceito de exibir uma pilha de produtos nas prateleiras onde as crianças não podem tocar e muito menos brincar com os brinquedos. Com essa tecnologia as lojas ganham espaço e podem montar locais para as crianças usarem os brinquedos, facilitando assim o processo de decisão de compra.

Veja na prática como ela funciona:

Cases do uso de tecnologia no Varejo

Apple Store

Podemos ver outro exemplo de tecnologia aplicada no ponto de venda físico em um artigo publicado pela GS&MD. Onde Roberto Perez, diretor associado, da GS&MD – Gouvêa de Souza – relata sua experiência de compra na Apple Store.

Ele relata que entrou na loja Apple para comprar um fone de ouvido. O vendedor, que na verdade era um consultor, indicou o melhor modelo e explicou todas as funcionalidades. Definida a compra o vendedor empacotou o fone, puxou um scanner, fechou a compra e o pagamento ali mesmo! Em sequência enviou a nota fiscal e garantia por e-mail.

Amazon

A Amazon, recentemente, criou um dispositivo físico para compra imediata ‘Dash Button’, capaz de enviar um pedido com um simples toque no botão sem a necessidade de interagir com seu computador ou celular. Veja o funcionamento aqui: https://www.amazon.com/oc/dash-button

Veja como o dispositivo funciona na prática:

[rev_slider cta-cliente-fiel]

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.