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Especialistas em marketing de conteúdo e mídias sociais são unânimes em declarar que o futuro da publicidade e da comunicação de empreendimentos web é o storytelling, que em tradução livre, significa “a capacidade de contar uma história relevante”. Já é o caso de diversas empresas atuais que estão substituindo propaganda convencional por conteúdo, materializado sob forma de histórias que merecem ser contadas e que interessarão ao público.

O valor da opinião

E realmente, esse processo já está acontecendo. Uma das maiores provas – se não a maior delas – da valorização do storytelling na atualidade, pode ser observada via redes sociais. A interação e a sensação de comunidade são tamanhas que as recomendações ou críticas registradas por cada usuário são mais influentes em despertar o desejo de consumo, se compararmos a outras variáveis, como o preço e a marca por exemplo.
Assim, une-se a mania da exposição pública na internet, a um propósito maior: o de o consumo passar a ser um ato mais refletido e cauteloso, mediante senso crítico do consumidor.

Elogio sai caro, crítica sai barato

Inclusive, as empresas – já cientes desse processo – começam a capitalizar em cima das opiniões positivas. Segundo um levantamento recente, de abril de 2014, há um aumento médio de 9,5% no preço de um item que é bastante elogiado pela audiência.
O outro lado do estudo organizado pela rede social ShareThis e o Paley Center for Media, é quando um item conta com muitas opiniões negativas pode chegar a ter seu preço reduzido em até 11%, em média.

O quanto os elogios custam

Para se ter uma pequena ideia da força das recomendações de produtos via web, o impacto no preço de cada item foi medido, e os resultados são incríveis: em produtos alimentícios, o elogio acrescenta US$ 1 ao preço de venda; na aparelhagem tecnológica mais avançada US$ 30 e um carro pode ver seu valor de mercado saltar US$ 9 mil.
Essa grande pesquisa levou em consideração e-mails e redes sociais – Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest – e recomendações boca a boca, bem como críticas de profissionais.

Autenticidade das opiniões dos clientes

Um dado importante apresentado por Kurt Abrahamson – diretor-geral da rede social ShareThis – é o que se refere à possibilidade de manipulação dessas informações pelas marcas. Ele comenta que, caso isso seja feito, poderá ser muito negativo, já que tais informações serão utilizadas contra os itens da marca. Autenticidade é a palavra-chave, segundo Abrahamson, que ainda acrescenta que os canais de redes sociais são extremamente saudáveis para o mercado, devendo ser habilitados, mas a manipulação é um grande “pecado”.

Você costuma fazer levantamentos a respeito do que é dito sobre sua marca ou produtos? Reage conforme o cliente sinaliza, com opiniões negativas ou positivas, criando promoções e valorizando itens? Fique de olho nessas questões! E para saber mais informações sobre marketing digital, entre em contato com um dos consultores da MZclick Media!

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