Os 7 KPI's do Marketing Digital

No marketing digital, a coleta e a análise de dados são fundamentais para mensuração dos resultados de uma estratégia. Mas afinal, diante de tantos dados disponíveis, quais são realmente importantes? É nesse cenário que a definição de KPIs se encaixa.

KPI significa “Key Performance Indicator”, em sua tradução livre “indicador-chave de desempenho”, que nada mais é do que o conjunto de métricas essenciais para mensurar o retorno das ações tomadas em seus projetos, de acordo com os objetivos definidos. Por meio dos KPIs, é possível quantificar, através de dados consistentes, o desempenho de uma estratégia.

Quais são os 7 KPIs do Marketing Digital?

ROI

Para avaliar o sucesso de campanhas de marketing digital, é necessário mensurar o retorno sobre o investimento com publicidade. Essa métrica é conhecida como ROI (Return On Investiment), que é responsável por trazer estatísticas sobre o investimento, comparado ao lucro. Esse indicador apresenta quanto a empresa tem investido financeiramente e qual o retorno que ela tem recebido sobre isso.

Saiba mais: ROI

Taxa de Crescimento Anual (YOY Growth)

A taxa de crescimento anual é baseada na comparação de dados entre dois períodos, no prazo de 12 meses. Acompanhando essa taxa, fica mais fácil de entender o desempenho anual de suas campanhas, excluindo as variações que os efeitos sazonais podem causar. Ela também pode ajudar a captar as tendências a longo prazo e desenvolver uma visão real do cenário.

Lifetime Value (LTV)

Lifetime Value é a métrica que determina qual o valor de um cliente para a empresa. Esse dado reflete quanto um determinado usuário gasta com sua empresa e o quanto ele “vale” para você, visto que seu principal embasamento é estimar o lucro que o relacionamento empresa+cliente pode acarretar. Costuma ajudar as empresas a focar não só nos lucros pontuais, mas nos lucros que podem ser obtidos a longo prazo, em função desse relacionamento com o público.

Mais sobre LTV: Você sabe qual o Life Time Value dos seus clientes?

Valor Médio do Pedido ou Ticket Médio

O valor médio do pedido é a média de compra de cada cliente em seu negócio. É determinado através da divisão do valor de faturamento pelas vendas realizadas no mesmo período. Esse dado é bastante importante para avaliar o desempenho de sua empresa, especialmente como ela tem vendido e qual tem sido o comportamento de compra de seus clientes.

Leia mais: Saiba como o aumento do ticket médio pode impactar no seu negócio.

Taxa de Conversão

Uma das métricas mais observadas nas análises de campanhas de marketing digital, é a taxa de conversão. Primeiramente, é importante especificar: conversões são visitas que atingem uma meta estipulada, entre as possibilidades: download de alguma oferta, o preenchimento de um formulário de contato ou a realização de uma compra no caso de um e-commerce. Logo, a taxa de conversão é a proporção de conversões geradas pelo número de acessos que o seu site recebeu. Com essa métrica é possível identificar as estratégias que trazem usuários com maiores chances de converter, permitindo melhor direcionamento do investimento e geração de estimativas plausíveis de resultados.

Custo por Aquisição (CPA)

Quanto sua empresa tem investido para angariar novos clientes? O custo por aquisição responde essa pergunta. Ele estima quanto de receita será preciso para que você conquiste um novo cliente para sua empresa. Entre os KPIs, se destaca, pois é um claro indicador de performance; saber analisá-lo e otimizá-lo, pode fazer toda diferença entre obter um cenário de lucro ou prejuízo.

Taxa de Abandono de Carrinho

A taxa de abandono de carrinho é uma das principais preocupações dos empresários de comércios eletrônicos. Quanto maior ela for, mais significa que os clientes têm enfrentado dificuldades/impedimentos de concluir uma compra em sua loja virtual. É uma métrica que merece atenção especial, pois de forma geral, se o cliente chegou até o carrinho de compra, significa que ele estava com interessando em adquirir um determinado produto, contudo, o que fez com que ele desistisse da compra? Ao perceber uma alta taxa nesse cenário, é recomendado que as empresas avaliem melhor a funcionalidade e outras características de seus e-commerces, e entendam o que tem inibido a conclusão do processo de compra de seus clientes.

Acompanhando essas 7 métricas, você terá uma visão bem mais assertiva do desempenho da sua empresa na internet. Quando você entende claramente a maneira que seus clientes compram, o que eles rejeitam, como ensiná-los a comprar melhor, mantê-los fidelizados e principalmente, entende dados pontuais sobre seus retornos e investimentos, fica mais fácil desenvolver novas estratégias para alcançar resultados maiores e positivos, minimizar erros, e contribuir para o crescimento do seu negócio.

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