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Otimizando a Taxa de Conversão do seu Funil de Vendas

Antes de tudo, é importante que você conheça o funil de vendas do seu negócio.
Você já sabe como ele funciona na sua empresa? Quais são os processos que geram conversão?

Vamos conhecê-lo, antes de falarmos em taxa de conversão.

O que é um funil de vendas?
Funil de vendas é um processo onde seu lead é acompanhado e conduzido desde o primeiro momento que ele encontra seu produto ou serviço, até finalizar a compra. Ou seja, quando ele é convertido em cliente.

Confira na imagem abaixo um exemplo:

Nutrição de Lead

Topo de Funil

No topo do funil é por onde chegam os visitantes do seu site ou e-commerce, nessa otimização você precisa pensar além da geração de leads. Você pode otimizar a taxa de conversão do topo de funil aproveitando o volume dos visitantes que já existem, para assim, melhorar a qualidade dos leads.

Testes A/B: É a primeira coisa que deve vir em sua cabeça. O Teste A/B é muito conhecido e eficiente; consiste em dividir o tráfego de uma página em duas versões, onde uma delas possui modificações, enquanto a outra permanece em sua versão atual, e a partir disso você pode mensurar qual delas apresenta uma maior taxa de conversão. É um teste primordial nesse processo.

Pontos de Contato: Melhorar o design das páginas, das CTA’s, testar modelos variados de design e utilizar ferramentas para capturar leads são algumas ações interessantes nessa etapa.

Meio de Funil

É nesse momento que você deve nutrir e engajar seus leads. Quanto mais conteúdo eles consumirem, mais esses leads vão avançar nas etapas de compra. A otimização nesta etapa é de extrema importância para o desempenho de vendas do seu negócio.

Definindo jornada de compra: Este é o momento em que você define os conteúdos para as etapas de compra, identificando em quais delas os leads estão, para assim nutrir o lead de acordo com este momento.

Criando automação de marketing: Esse é o estágio de nutrição de seus leads, onde toda inteligência deve ser aplicada de forma que eles avancem nos seus processos de compra. Com a automação de marketing você envia o conteúdo certo para o lead certo, assim o avanço dos leads nas etapas de compra são de maneira escalável e automática.

Fundo de Funil

Nesse estágio os leads qualificados serão entregues ao seu time de vendas.
Quando falamos em qualificar leads, não se trata somente de pontuar ou classificar cada oportunidade de negócio, e sim tomar decisões baseadas na qualificação de cada lead.

É importante levar em conta a forma que deseja trabalhar com cada lead, é isso que fará diferença nesta etapa de fundo de funil. Dessa forma você terá resultados mais precisos e rápidos.

Essa etapa exige 3 passos:

  1. Separe os leads que têm o perfil ideal para o seu negócio, com potencial para se tornarem clientes. São eles que serão enviados para o seu time de vendas.
  2. Não perca tempo nutrindo um lead que não possui o perfil do seu público-alvo. Não faça seu time de vendas perder tempo, já que as chances de vendas são nulas.
  3. Faça a abordagem da maneira assertiva; o conteúdo certo, na hora certa. Para isso, trabalhe no processo de qualificação de leads, de maneira que ele seja o mais eficiente possível.

E você? Como trabalha para otimizar a taxa de conversão na sua empresa?
Precisa da ajuda de um profissional especializado? A agência de marketing digital MZclick te ajuda.
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