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Perfil do usuário no marketing digital

Conhecer o público-alvo é essencial para definir uma estratégia de marketing eficaz e que seja capaz de traçar os objetivos a serem alcançados por uma empresa que pretende se estabelecer no mercado digital. É através da segmentação de um produto ou serviço que a marca poderá se sobressair e ela só é possível se o internauta compreender sua linguagem e comprar suas ideias e formas de abordagem.

Mas, para que essa aproximação seja bem sucedida é necessário reunir o máximo possível de informações sobre os usuários. Além de fatores de segmentação demográfica, como idade, renda, escolaridade, crenças, área de atuação etc., deve-se considerar suas atividades online, como se comportam digitalmente, o que buscam, que tipo de informações consomem, seus interesses, entre outros aspectos que contribuem para se formar um quadro preciso de perfil de usuário.

Com base de informações como estas coletadas, o plano de marketing pode começar a ser traçado em paralelo com a proposta de negócio e as observações acerca do comportamento do público para se concluir qual o melhor caminho a se seguir com ações estratégicas de marketing digital.

Comportamento de navegação e palavras-chave

Por exemplo, se um público de determinada faixa etária que se encaixa no target da empresa utiliza mais o Twitter do que o Facebook e passa mais tempo no Youtube do que compartilhando fotos, sabe-se que uma parte expressiva do conteúdo precisa ser elaborada para a rede social de 140 caracteres e que campanhas de vídeos poderão ser mais relevantes para atrair esses usuários. Ao despertar o interesse inicial esse material será dividido com outras pessoas, estendendo o alcance e divulgando a empresa.

As palavras-chave são determinantes para gerar tráfego originado dos sites de buscas. Para construir um conteúdo que tenha qualidade e ao mesmo tempo relevância é preciso lançar mão de uma linguagem que irá atrair o público-alvo e só conhecendo esses usuários para entregar o que eles buscam de forma orgânica. O marketing interativo nos canais de comunicação, e-mail marketing e publicidade direcionada são provas de que as ferramentas de publicidade e divulgação online focadas em resultados são amplamente amparadas pelo perfil do usuário.

Saber a quem oferecer os serviços está cada vez mais fácil graças à tecnologia e ter esse conhecimento em mãos significa evitar desperdícios de recursos em ações descentralizadas e sem foco. Assim, o marketing digital direciona a ações mais precisas a partir do conhecimento do comportamento dos usuários e cumpre com sua função de aprimorar a participação da marca no ambiente virtual.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.