Autoridade e Popularidade SEO

Com a infinidade de sites disponíveis na internet, como tornar-se referência e por consequência aparecer melhor posicionado nos principais buscadores? A esse assunto damos o nome de SEO, o qual trataremos a seguir:

Popularidade

A popularidade é uma métrica que aponta o quão relevante é uma página sobre um assunto específico. Na hora da classificação, os buscadores levam em consideração informações como:

  • A autoridade de domínio do site a qual pertence a página avaliada;
  • Quantos links aquela página recebeu de outras páginas;
  • A qualidade dos links mencionados no tópico anterior;
  • A quantidade de menções sociais que essa página recebeu;
  • A frequência que essa página é mencionada.

A distribuição de popularidade é uma técnica utilizada para transmitir força para outras páginas. Quando uma página escreve a respeito de outra página, parte da sua popularidade é transmitida.

Vale ressaltar que atualmente os buscadores levam em consideração o cenário dessa referência. Por exemplo, conseguir um link em um site que fala sobre animais de estimação para uma página que fala sobre computadores não é relevante, pois os assuntos não possuem conexão.

A quantidade de referências não é importante. A qualidade dessas referências sim!

Links Follow e Nofollow

Como mencionamos muito o uso de links na estratégia abordada acima, achamos melhor você conhecer um pouco melhor os tipos de links existentes. Todo link externo que redirecione o usuário para o seu site é válido, porém temos variação na qualidade desse link: É importante conferir se o link é follow ou nofollow.

Para que o processo de transição de popularidade ocorra, é necessário que o link seja obrigatoriamente follow, pois dessa forma o link (referência) passa popularidade para a página.

Autoridade

A autoridade é basicamente o quão importante o site é no contexto que ele se encontra. De forma simples, é como você aborda os conteúdos do seu site X a popularidade que possui. Por isso, ter uma página excelente, otimizada e com conteúdo original é primordial.

Muitos aspectos devem ser levados em consideração para se tornar autoridade sobre algum assunto, alguns exemplos são: qual a semântica da palavra-chave utilizada na página, como está abordando aquele tema, quais imagens relevantes utiliza, como utiliza as metatags, como distribui a popularidade internamente, entre outros.

São detalhes como esse que fazem toda a diferença quando o assunto é autoridade.

Dica para otimizar o conteúdo do seu site e deixá-ló com mais autoridade

Essa dica é focada na otimização de conteúdo, que é um fator fundamental na construção da autoridade do seu domínio e da sua página.