Categorias
Marketing

Por que devo realizar um teste de usabilidade?

Nada pode ser mais frustrante para um usuário, do que uma experiência desqualificada com um site. Principalmente quando essa navegação tem um objetivo maior do que simplesmente um acesso, mas sim, uma pesquisa, um meio de contato, e principalmente, uma compra.

Contudo, muitos gestores desconhecem os problemas de usabilidade de seus websites e consequentemente, eles só são descobertos quando chegam ao consumidor final. Por essa razão, listamos alguns motivos que costumam comprometer a funcionalidade do site, e uma dica especial de como identificar esses problemas rapidamente.

Acompanhe agora!

• Lentidão

Se tratando de um dos meios de comunicação mais rápidos que existem atualmente, um site que se apresenta lentamente é líder na lista de motivos de abandono. Cerca de 40% dos usuários abandonam um website se ele não completar o seu carregamento em até 3 segundos. E a cada um segundo para carregar, um site pode perder em média 7% em conversões, assim como 16% da satisfação dos usuários.

• Design

Mais do que bonito, você precisa exibir um site funcional. Excesso ou escassez de botões fundamentais podem ser um grande problema, tanto quanto a falta de percepção para definir as cores. Seu logotipo pode até ser azul e verde, mas o fundo do seu site e a cor da fonte, respectivamente, não. O design do seu site pode dizer muito sobre a sua empresa e sua gestão. Passe a impressão correta.

• Insegurança

É o motivo fatal! Não só para sites institucionais, mas principalmente para lojas virtuais, quando o assunto é segurança durante a navegação, os usuários ficam ainda mais exigentes. Em função disso, a preocupação em utilizar um servidor estável, ferramentas de pagamento confiáveis, e exibir um conteúdo completo que tire todas as dúvidas e ofereça toda segurança sobre o que está sendo adquirido, é primordial para a experiência do usuário em seu site. Então, ao colocar seu site no ar, procure entender o que os usuários esperam dele, o que seria capaz de comprometer uma compra, e de que forma eles se sentem mais seguros.

• Excesso de Pop-ups

Que as pop-ups (as famosas janelinhas de propaganda que surgem no meio de um site) não são bem vistas, isso todos sabemos. Isso acontece porque é comum o aparecimento insistente dessas janelas no meio de uma navegação, interferindo na performance do seu site, e atrapalhando a navegação do usuário.

Mas como identificar todos esses riscos, antes que se tornem reais problemas?
O teste de usabilidade de sites é a ferramenta idealizada para observar o comportamento dos visitantes do seu site, identificar as etapas de navegação, dentre outras especificações.

Conheça o nosso serviço Teste de Usabilidade de Sites e saiba mais sobre suas características, benefícios e como ele pode aprimorar a performance do seu website.
[rev_slider cta-planejamento]