Categorias
SEO - Otimização de Sites

Por que você deve ter um site responsivo?

O que é um site responsivo?

Em algum momento você já deve ter ouvido falar no termo “site responsivo”, e se perguntou: o que significa? Minha empresa deve ter? Por isso, neste artigo iremos abordar qual a diferença desse site para o site comum e por qual razão você deve ter um.

Os sites responsivos são os sites compatíveis com todos os tamanhos de tela utilizados atualmente, desde celulares até tablets e computadores pequenos. Os elementos do seu site são reposicionados com o objetivo de mantê-los em suas posições padrão, diferente de um site não responsivo, que quando acessado via celular, por exemplo, perde toda sua formatação, dificultando a experiência do usuário durante a navegação. Sim, a opção de um site exclusivamente mobile existe, porém apresenta um layout muito resumido, que compromete o carregamento de imagens, uma vez que o objetivo desse site é ter uma acessibilidade mais rápida (principalmente para quem faz uso de celulares com funções mais simples).

Segundo dados, o Brasil registra quase 276 milhões de acessos mobile, e 7 em cada 10 usuários esperam no máximo 5 segundos para a página abrir. Dados como esses são suficientes para identificar a importância de um site adequado para a sua empresa ou e-commerce.

Confira o vídeo completo sobre site responsivo:

Por que você deve ter um site responsivo?

O Aumento do Uso de Dispositivos Móveis

O uso de dispositivos móveis vem crescendo com frequência. Ainda de acordo com a pesquisa, em 2015, mais da metade das pesquisas do Google foram realizadas por dispositivos móveis. Contudo, as estatísticas apontam que o número de empresas que possuem sites responsivos ainda é muito baixo, um cenário que precisa ser mudado, já que pelo menos 61% das pessoas têm uma melhor opinião a respeito de marcas que oferecem uma boa experiência móvel.

Redes Sociais > Visitantes Mobile

Se você costuma incorporar elementos do seu site em suas mídias sociais, certamente receberá visitas através de dispositivos móveis, já que grande parte dos usuários fazem acesso as suas redes, via mobile. Nesse caso, o fato de não ter um site responsivo compromete bastante o desempenho da sua marca na internet, pois as taxas de rejeição serão altas, as taxas de conversão serão baixas e o ponto mais negativo: a experiência do usuário será frustrada.

É melhor para SEO

Ter apenas uma URL faz com que seu site seja mais facilmente rastreado pelo Google, bem como reduz os possíveis erros de SEO na página. O uso do site responsivo gera um melhor desempenho e mais facilidade para mantê-lo, diferentemente do uso de um site móvel separado. É primordial que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação a ser oferecida para o usuário e também para se adequar aos buscadores e aumentar sua relevância na web. Além disso, o próprio buscador Google informou que priorizará sites responsivos nos resultados de busca. Veja artigo completo sobre o assunto: Google valoriza mais os Sites Responsivos

Lembrando que não é necessário criar um site responsivo caso você já tenha um site padrão. Basta realizar a adaptação com um profissional da área. O importante é se adequar à essa nova realidade, pois o mercado web tem se tornado cada vez mais dinâmico, e num ambiente tão competitivo, as empresas ou e-commerces que deixam a desejar nesse aspecto, perdem a vez para concorrência. Fique ligado!

Conheça nosso curso de SEO online e aprenda mais sobre otimização de sites.

[rev_slider cta-planejamento]