Além das métricas para otimização dos sites, o conteúdo tem sido uma das coisas mais importantes quando se fala em SEO. Criar um conteúdo único, de qualidade e que desperte o interesse do seu público alvo tem sido algo muito valorizado por quem deseja atingir melhores resultados com a pesquisa orgânica.
Já vimos Como Criar Lista de Palavra-Chave SEO e hoje vamos falar um pouco sobre um dos pontos citados nessa matéria, que é o relatório de busca interna Analytics.
O que é e onde encontrar o Relatório de Busca Interna Analytics?
Você já teve a curiosidade de saber o que as pessoas digitam na caixa de pesquisa do seu site? O relatório de busca interna, como o nome diz, é um relatório que mostra o que tem sido buscado dentro do site.
Antes de utilizá-lo é preciso habilitar essa função no Analytics, veja o passo a passo:
- Acesse sua conta no Google Analytics
- Vá em Administrador
- Em Visualizar, clique em Visualizar Configurações
- Aí é só ativar o botão de Acompanhamento de Pesquisa Interna.
Você irá precisar colocar um parâmetro de consulta, para saber o parâmetro do seu site, realize uma busca no mesmo e copie a letra (ou a palavra) que aparecerá antes do sinal de igual na URL. Normalmente é uma letra (s ou q) mas pode variar em cada site.
Veja abaixo um exemplo:
Feito isso é só salvar. Após alguns dias já será possível ver os resultados das pesquisas internas.
Como utilizar o Relatório de Busca Interna Analytics?
Para verificar os termos pesquisados, siga o caminho:
Com esses dados em mãos, é possível criar um conteúdo específico de acordo com o interesse dos seus usuários. Pode-se criar uma nova categoria ou uma matéria dando mais explicações sobre esses temas pesquisados.
Nada melhor do que conhecer o interesse de seus clientes e atendê-los da melhor forma, não é mesmo?
Ainda com dúvidas sobre o relatório de Busca Interna Analytics? Procure um de nossos especialistas!