Segmentação de E-mail Marketing

Anteriormente ressaltamos qual é o verdadeiro papel do e-mail marketing, e todos os retornos que esse canal pode trazer. Ele que é uma das ferramentas mais usadas no marketing digital, devido sua alta performance, eficiência e alcance, é ideal para entrar em contato direto com milhares de clientes, compartilhando suas promoções, novidades, e demais conteúdos.

Entretanto, para que o seu e-mail marketing desempenhe como esperado, é necessário dar atenção a segmentação de e-mail marketing.

Selecionamos algumas dicas que te farão compreender melhor como planejar a segmentação de e-mail marketing.

• Objetivo

É o primeiro e mais importante passo. Definir o objetivo das campanhas é o que norteará a maneira que você criará as listas de e-mails que receberão seu conteúdo. Definindo esse ponto, a escolha dos critérios de segmentação fica muito mais clara.

• Critérios

Seus disparos precisam ter qualidade e para isso, é importante definir os critérios de segmentação da sua base. Características como: cargos gerenciais, perfis de persona, profissões e áreas de atuação são algumas ideias de como afunilar os contatos que receberão seus e-mail marketing, de maneira eficiente.

• Coletar informações

Após a definição de critérios, é importante coletar as informações sobre os contatos e com isso, classificá-los de acordo com o perfil de cada um. Os dados fornecidos são cruciais e por isso é importante que estejam alinhados, além de serem autorizados pelos seus responsáveis, para uso em seu mailing, é claro.

• Segmentação

A segmentação do seu mailing deve ser contínua e a manutenção deve ser constante. Os usuários mudam de comportamento constantemente, e é importante acompanhar essa mudança para entender qual conteúdo atenderá melhor sua necessidade. Aproveite para avaliar as respostas dos e-mails cadastrados, quem abriu sua mensagem, clicou nos links, nas CTA’s e outras referências.

Por que realizar uma segmentação de e-mail marketing?

Há vários motivos que podem provocar baixos resultados em uma campanha de e-mail marketing, e a falta de segmentação do público é um dos maiores. Muitas empresas confundem quantidade com qualidade, e acreditam que o importante é obter uma base numerosa, quando na verdade, a qualidade desses usuários é o fator de maior peso. Lembre-se, seu e-mail marketing não deve ser apenas mais um e-mail, mas sim a resposta certa, para a pergunta certa, na hora certa.

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