SEO para iniciantes

O SEO consiste em um conjunto de ações que visam melhorar a indexação de um site. Se você tem um projeto novo para entrar no ar ou gostaria de melhorar a otimização de seu site, mas não sabe por onde começar, listamos abaixo algumas dicas importantes que irão te ajudar a dar um start nas otimizações.

É válido ressaltar que as ações abaixo não irão garantir um bom posicionamento, porém são métricas importantes na consolidação de um bom projeto de SEO. Confira a seguir o SEO para iniciantes:

Escolha da URL

Antes de qualquer coisa é imprescindível identificar quais URLs do seu site são importantes para otimização. Opte por iniciar a otimização em páginas importantes, como dos produtos ou serviços mais vendidos ou mais procurados. Lembre-se que a página será indexada para o produto ou serviço em questão, por isso é importante que seu preço seja competitivo em relação aos outros concorrentes que aparecerão no resultado.

Escolha das Palavras-chave

A escolha de boas palavras-chave pode garantir o sucesso ou o fracasso do seu projeto de SEO. Muitas vezes um projeto é prejudicado pela má escolha de palavras-chave. É importante ressaltar que cada página deve ser otimizada para uma única palavra-chave, portanto, essa escolha deve ser certeira.

Já comentamos aqui no Blog da MZclick algumas dicas para auxiliar nesse processo. Confira a matéria sobre como escolher uma boa palavra-chave para SEO.

Metatags e Titles

É de extrema importância que cada página tenha uma meta tag e uma meta description diferente. Essas duas tags serão exibidas nos resultados e são responsáveis por despertar o interesse no clique pelos usuários. Por esse motivo, na Title, explore a palavra-chave que escolheu para aquela página e na description explore ao máximo as características do seu produto ou serviço. Também é interessante chamar o usuário para ação, usando termos como: “Confira”, “Veja Mais”, “Aproveite Já”, etc.

Títulos e textos

É importante mostrar ao Google qual a estrutura da sua página, e quais títulos são mais importantes. Ao ler sua página, o Google precisa identificar qual assunto será tratado. Para auxiliar nesse processo, alguns códigos-fonte podem ser utilizados, veja um pouco mais nessa matéria: A Importância da Tag H1.

Com relação ao texto, ao ler uma página o Google espera encontrar um conteúdo original, relevante e que agregue valor ao usuário. Caso seu conteúdo seja igual ao de outro site e o buscador identificar que você copiou aquele conteúdo, o site com o texto original ficará melhor posicionado.

Como dissemos no começo, o SEO para iniciantes são alguns pontos importantes na execução de um projeto de SEO. Não é uma garantia de bom posicionamento e o SEO não deve ser medido apenas na melhora de posição. Caso tenha alguma dúvida sobre os nossos serviços, entre em contato com o nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *