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Tendências de SEO para 2015

Já não é mais novidade que as estratégias de SEO passam por constantes “updates”, acompanhando aos novos objetivos do Google no seu fornecimento de respostas para os pesquisadores da rede.

Ao longo de 2015, as mudanças girarão em torno de experiências engajadas e envolventes, que instiguem aos usuários a permanecerem um maior tempo dentro do site e participarem ativamente da divulgação do conteúdo que foi valioso em sua pesquisa.

Para começar esse engajamento, listamos abaixo algumas táticas que serão tendências de SEO nos próximos meses:

1- Utilizando o poder do tráfego mobile

De acordo com um relatório levantado pela eMarketer, o tráfego oriundo de smartphones e tablets irão superar as pesquisas tradicionais em PCs e notebooks esse ano.

O fluxo de internautas vindos desses aparelhos pode ser poderoso no aumento das taxas de conversão em e-commerces ou do número de visitas a um portal de informação, por exemplo. Para convergir esse tráfego direto para o seu site é fundamental planejar um “Mobile SEO”, considerando as últimas atualizações dos algoritmos.

2- Ampliando a semântica no conteúdo

Nos últimos anos, o universo do SEO presenciou a ascensão do conteúdo relevante como um dos fatores imprescindíveis para o bom posicionamento de um site nos buscadores. Essa regra continua valendo em 2015 e com cobranças maiores por originalidade, ao invés de mera duplicação.
As palavras-chave continuam sendo importantes, porém, o Google está cada vez mais atento aos termos da linguagem cotidiana, também utilizada pelos internautas no momento da pesquisa, como “onde almoçar em SP”, no lugar de “restaurante SP”.
Por isso, o conteúdo deve relevar o valor semântico de todos os termos que podem ser utilizados em uma única pesquisa, de forma a ampliar as possibilidades de “aterrissagem” de internautas.

3- Links Editoriais

Para conquistar indicações naturais ao site, um dos recursos mais utilizados em 2015 serão os links editoriais: menções na mídia sobre a empresa, por meio da publicação de artigos em outros sites parceiros ou divulgadores.

Nessa estratégia, é essencial conhecer a audiência do site, antes de publicar. Além disso, o artigo deve ser interessante, sem tom promocional para não parecer propaganda.

4- Criptografia e SEO

Recentemente, o Google lançou uma nota oficial afirmando que o HTTPS tornou-se um fator considerado no ranqueamento. Por conseguinte, os sites que usam criptografia segura serão impulsionados com mais facilidade nas posições do Google.

Entretanto, aqueles que não possuem o protocolo HTTPS devem avaliar se vale a pena fazer a transição. Isso porque, se a migração for muito complexa e o site for voltado inteiramente para informação, a troca não é tão importante assim. A criptografia segura é um fator decisivo apenas para sites que lidam com dados de consumidores como e-commerces e sites de vendas de serviços.

Fique atento a essas tendências para SEO 2015 e mantenha o seu site sempre alinhado às exigências do Google. O resultado será refletido em excelentes posições nas buscas e no aumento do tráfego em médio prazo.

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Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.