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Tudo sobre Remarketing Dinâmico

O Remarketing se tornou uma ótima opção para os anunciantes do Google Adwords. Através dele é possível atrair o cliente de volta para o site, incentivando-o a realizar a conversão desejada. Um dos mais novos recursos disponibilizados pelo Google Adwords é o Remarketing Dinâmico que conheceremos um pouco abaixo.

O que é e como funciona o Remarketing Dinâmico?

Remarketing Dinâmico é um novo formato que permite exibir anúncios de produtos específicos relacionados a navegação do usuário em seu site. De forma simples, vamos supor que um usuário procure por “Celular 2 Chips” em sua loja virtual, ele acessa e navega por vários produtos desta categoria e sai do seu site. Posteriormente, se você configurar o Remarketing Dinâmico em seu Google Adwords, este usuário poderá visualizar banners, gerados dinamicamente, de sua loja com a imagens de produtos relacionados à “Celular 2 Chips”, inclusive, produtos que eles visitaram anteriormente.

Veja exemplos de Remarketing Dinâmico:

Exemplo Remarketing Dinâmico

Exemplo Remarketing Dinâmico

Veja as etapas de funcionamento do Remarketing Dinâmico:

Etapas Remarketing

Como configurar o Remarketing Dinâmico?

Para configurar o Remarketing Dinâmico, primeiramente você deve criar uma conta no Google Merchant  Center e inserir um XML dos produtos do seu e-commerce. Posteriormente, você deverá vincular sua conta Adwords com sua conta do Google Merchant.

Após a criação da conta, inserção e aprovação do XML e vinculação das contas, o procedimento é bastante simples:

1. Acesse sua conta do Google Adwords e crie uma nova campanha utilizando a seguinte configuração: apenas rede de display;

2. Selecione a opção “Remarketing – Anúncios segmentando pessoas que já visitaram seu website” disponível na lateral direita da tela e defina o orçamento e nome da campanha;

3. Logo abaixo aparecerá um box com a seguinte mensagem: “Usar minha conta do Google Merchant Center para adaptar anúncios para pessoas que acessaram meu site com base nos produtos que elas visualizaram”, selecione-o e em seguida escolha a extensão de produto;

4. Caso ainda não possua uma Tag de Remarketing em seu site, o Google exibirá uma tela de configuração, clique no botão “Configurar o Remarkenting Dinâmico” e siga as etapas dadas pelos Google para instalação da Tag em seu e-commerce.

Após seguir todas as etapas, você estará pronto para dar andamento. Os próximos passos são escolher o público-alvo que será trabalhado no grupo de anúncio e criar os anúncios dinâmicos.

Entenda os públicos-alvos disponíveis no Remarketing Dinâmico

Atualmente, por default, estão disponíveis 4 públicos-alvos conforme explicado abaixo:

Visitantes em geral: esse público-alvo conterá pessoas que acessaram sua loja virtual mas não visualizaram produtos específicos. Um exemplo, é o usuário que acessou a homepage ou categorias do seu site, mas não chegou a abrir um produto em específico. Os anúncios dinâmicos mostrarão os produtos mais populares do seu site.

Pessoas que visualizaram produtos: a lista desse público-alvo conterá pessoas que visualizaram produtos específicos, entretanto, não chegaram a adicionar algum produto no carrinho de compras. Os anúncios dinâmicos mostrarão os produtos visualizados pelo visitante e outros produtos relacionados/recomendados.

Usuários que abandonaram o carrinho de compras: esse público-alvo conterá pessoas que adicionaram produtos em seus carrinhos de compra, entretanto, não deram andamento na transação. Os anúncios dinâmicos mostrarão os produtos que foram adicionados ao carrinho, juntamente com os demais produtos visualizados e/ou produtos relacionados.

Antigos compradores: a lista desse público-alvo conterá pessoas que já realizaram a compra em sua loja virtual. Os anúncios dinâmicos mostrarão produtos relacionados, considerando os produtos que normalmente são comprados juntos e os mais populares.

Utilizando o formato padrão de configuração do Adwords, os usuários ficarão nestas listas por 30 dias. Vale ressaltar que os usuários ficarão em uma lista por vez, ou seja, as listas não se sobrepõem e o usuário não fica ativo em dois públicos-alvos ao mesmo tempo.

Ainda com dúvidas sobre Remarketing Dinâmico? Entre em contato com a equipe MZclick e saiba como podemos ajudá-lo.

Por Jessica Marcelino

Analista SEM da MZclick.