Categorias
SEO - Otimização de Sites

Um pouco mais sobre SEO

As vantagens de aparecer nas primeiras posições do Google

A web nada mais é do que uma vitrine virtual, onde mostrar o seu produto é uma possível forma de conquistar novos clientes e ganhar visibilidade. Desse modo, aparecer nunca é demais e estar nas primeiras posições do Google pode trazer vantagens significativas no mercado.

O conjunto de técnicas que, visa melhorar esse posicionamento de páginas web nos buscadores, é chamado de SEO (Search Engine Optimization) que, em tradução prática, significa otimização de sites.

Nos últimos anos, o SEO ocupou um espaço privilegiado no cenário da publicidade web. Isso porque, empresas de diversos segmentos aderiram às campanhas de propaganda digital, desejando alcançar as melhores posições nos mecanismos de buscas para promover o seu nome na internet.

Fique atento às próximas informações e entenda sobre as vantagens da otimização:

Tráfego qualificado e Fortalecimento da Marca

Com um melhor posicionamento em relação à concorrência, algumas vantagens podem ser rapidamente observadas. Entre elas, estão: o aumento de cadastros no site, novos e-mails de contato advindos de consultas online e surgimento de tráfego qualificado que é principal formador de opinião em seu site.

trafego-qualificado-seo

Além disso, é uma forma de baixo custo para promover o fortalecimento da marca da empresa, produto ou serviço, e gerar retorno expressivo no que diz respeito à captação de clientes potenciais. Promove também, a melhora no posicionamento entre os sites que tratam do mesmo assunto da empresa em resultados de busca orgânica. Há ainda, a possibilidade de conferir os resultados mensuráveis através de análises e ferramentas de relatórios.

Fatores essenciais

Entretanto, para se obter tais vantagens é necessário observar fatores que colaboram para esses benefícios. Ao estruturar a otimização de site, existem fatores On-Page e fatores Off-Page. Na tradução literal, On-Page significa, aspectos internos da página e Off-Page, aspectos externos.

Entre os externos apontamos: títulos das páginas, meta tags, heading tags, atributo alt em imagens, domínio, URL dos arquivos e conteúdos. Já nos fatores externos enumeramos: número de links externos e qualidade desses links, textos âncora dos links externos e idade do domínio.

Um trabalho impecável

Para estar bem posicionado, além de ter boas estratégias que atendam a esses fatores, é ideal que o agente de SEO esteja focado em um trabalho bem estruturado, prezando pela usabilidade e padrões da web.

Atendendo a esses requisitos, as vantagens de estar nas primeiras posições do Google serão observadas em médio ou longo prazo. Por fim, o serviço contratado terá sido um excelente investimento para visibilidade e credibilidade da sua empresa no mundo virtual!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.